Equipamentos alternativos para o ensino de Química para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2106Palavras-chave:
Materiais alternativos, Ensino de Química, Educação inclusivaResumo
Neste trabalho reportamos uma experiência didáticopedagógica realizada numa turma de Instrumentação para o Ensino de Química do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Maranhão. Como trabalho de conclusão da disciplina, os discentes deveriam propor e construir equipamentos de pequeno porte para serem utilizados no auxílio ao ensino de Química para alunos com deficiência visual. A turma era composta por oito alunos, que apresentaram os equipamentos que desenvolveram. Um dos discentes destacou-se na execução da atividade, produzindo a balança de um prato e um medidor de volume de líquidos, os quais podem ser utilizados facilmente por alunos com deficiência visual. Aqui mostramos como os equipamentos foram feitos e como podem ser utilizados, seguindo um roteiro experimental proposto pelo aluno de licenciatura em Química.
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