Equipamentos alternativos para o ensino de Química para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2106Palabras clave:
Materiais alternativos, Ensino de Química, Educação inclusivaResumen
Neste trabalho reportamos uma experiência didáticopedagógica realizada numa turma de Instrumentação para o Ensino de Química do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Maranhão. Como trabalho de conclusão da disciplina, os discentes deveriam propor e construir equipamentos de pequeno porte para serem utilizados no auxílio ao ensino de Química para alunos com deficiência visual. A turma era composta por oito alunos, que apresentaram os equipamentos que desenvolveram. Um dos discentes destacou-se na execução da atividade, produzindo a balança de um prato e um medidor de volume de líquidos, os quais podem ser utilizados facilmente por alunos com deficiência visual. Aqui mostramos como os equipamentos foram feitos e como podem ser utilizados, seguindo um roteiro experimental proposto pelo aluno de licenciatura em Química.
Descargas
Citas
CHRISPINO, A. Ensinando Química experimental com metodologia alternativa. Química Nova, v. 12, n. 2, p. 187-191, 1989.
FIELD’S, K. A. P.; CAVALCANTE, K. L.; MORAIS, W. C. S.; BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. Ensino de Química para deficientes visuais: sobre intervenção pedagógica em instituição de apoio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16, 2012, Salvador, [Anais...]. Disponível em: <http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/ submissao/Upload/42492.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2016.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GAUCHE, R.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S.; MACHADO, P. F. L. Formação de professores de Química: concepções e proposições. Química Nova na Escola, n. 27, p. 26-29, 2008.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.
MACIEL, A. P.; LIMA, J. B. Alternativas para o ensino de química na educação básica: a experiência no cotidiano da docência em química. São Luís: EDUFMA, 2011.
MALONE, L.; LUCCHI, L. Multisensory science education: meeting special challenges. In: CORRICK, B. (Org.). Teaching handicapped student’s science. Washington: NEA, 1981.
MINER, D. L.; NIEMAN, R.; SWANSON, A. E. B.; WOODS, M. Teaching Chemistry to students with disabilities: a manual for high schools, colleges, and graduate programs. 4th Edition. American Chemical Society, Washington, D.C., 2001.
NEPOMUCENO, T. A. R.; ZANDER, L. D. Uma análise dos recursos didáticos táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual inseridos no ensino fundamental. Revista do Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 1, n. 58, p. 49-63, 2015.
PONTES, A. N.; SERRÃO, C. R. G.; de FREITAS, C. K. A.; dos SANTOS, D. C. P.; BATALHA, S. S. A. O ensino de Química no nível médio: um olhar a respeito da motivação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008, Curitiba [Anais...]. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0428-1.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2016.
SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C.; Atendimento educacional especializado em deficiência visual. Brasília: MEC; SEESP, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).