Estratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2130Palavras-chave:
Avaliação educacional, Educação em Odontologia, Autoavaliação, Estudantes, Competência clínicaResumo
A avaliação do desempenho clínico de estudantes de Odontologia é muito importante para motivar o aprendizado. Este artigo propõe-se a apresentar uma revisão de literatura sobre métodos de avaliação de desempenho clínico e a desenvolver um protocolo para ser aplicado nas disciplinas do curso de Odontologia da UFMG. O Protocolo de Avaliação Clínica (PAC) foi elaborado a partir do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e do Structured Clinical Operative Test (SCOT), métodos de avaliação mais encontrados na literatura, com a finalidade de realizar uma avaliação objetiva do aprendizado do aluno em pontos relacionados a anamnese, diagnóstico, plano de tratamento, controle de infecção, técnicas, habilidade, comunicação e profissionalismo. A autoavaliação realizada pelos alunos também faz parte desse protocolo, sendo interessante para se diagnosticarem pontos fracos e virtudes dos estudantes. O PAC pode ser uma alternativa aos métodos convencionais de avaliação, reduzindo a subjetividade e tornando o processo avaliativo mais confiável e homogêneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).