Estudo da escola nova no Brasil por meio da elaboração de um jornal de turma
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2134Palavras-chave:
Jornal de turma, Escola Nova, Curso de PedagogiaResumo
O presente trabalho relata e avalia o projeto “jornal de turma”, que recebeu o título “A renovação pedagógica no Brasil” e foi executado no primeiro semestre de 2015, na segunda fase do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma experiência pedagógica inovadora, parte integrante da disciplina História e Educação: da Escola Nova à Redemocratização da Sociedade Brasileira. Inspirada no método ativo e colaborativo formulado pelo educador francês Célestin Freinet, essa experiência consistiu na elaboração de um conjunto de artigos sobre a renovação pedagógica no Brasil, feita por equipes formadas livremente pelas alunas da segunda fase de Pedagogia, que formaram um jornal de turma, publicado nas formas impressa e digital. A confecção do jornal escolar, portanto, constituiu-se em uma ferramenta didática criativa e instigante no estudo da Escola Nova no Brasil.
Downloads
Referências
CARVALHO, Marta Chagas. A escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
CHARTIER, Roger. VI. Textos, impressões, leituras. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 211-238.
FREINET, Célestin. O jornal escolar. Lisboa: Editorial Estampa, 1974.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.
HOUSSAYE, Jean (Org.). Quinze pedagogos: textos selecionados. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.
JORNAL da Educação. Joinville (SC), mar.-mai. 2015. Disponível em: <http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1986/jornal_da_educacao_286_caderno_udes_renovacao_pedagogica_brasil.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2015.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Armanda Álvaro Alberto. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
NÓVOA, António.O regresso dos professores. Lisboa: Edição do Autor, 2011.
UDESC. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/495/pedagogia_2012.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015
ZAMORA, Sara Ramos. Historia y corrientes internacionales de la Educación: grado Pedagogía – Herramienta Didáctica Documental – Guía del Alumno/a – Curso Académico 2012-2013. Madrid: Univerdad Complutense de Madrid, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).