Os egressos do curso de Pedagogia a distância da UFMG e a atuação profissional na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2198Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, EaD, Prática profissional, Educação infantilResumo
O artigo apresenta alguns aspectos da pesquisa sobre o perfil dos egressos da primeira turma do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciada em 2008 e concluída em 2011. A partir da análise do perfil desses egressos, identificamos aqueles que já atuavam profissionalmente na educação infantil antes de ingressar no curso de Pedagogia e aqueles que passaram a atuar após a entrada no curso, discutindo possíveis efeitos da formação recebida na prática profissional e nas opções didático-pedagógicas desses egressos. A metodologia utilizada incluiu revisão da literatura, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam uma avaliação bastante positiva do curso, por parte dos egressos, e alguns questionamentos que sugerem aperfeiçoamento do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).