Os egressos do curso de Pedagogia a distância da UFMG e a atuação profissional na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2198

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, EaD, Prática profissional, Educação infantil

Resumen

O artigo apresenta alguns aspectos da pesquisa sobre o perfil dos egressos da primeira turma do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciada em 2008 e concluída em 2011. A partir da análise do perfil desses egressos, identificamos aqueles que já atuavam profissionalmente na educação infantil antes de ingressar no curso de Pedagogia e aqueles que passaram a atuar após a entrada no curso, discutindo possíveis efeitos da formação recebida na prática profissional e nas opções didático-pedagógicas desses egressos. A metodologia utilizada incluiu revisão da literatura, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam uma avaliação bastante positiva do curso, por parte dos egressos, e alguns questionamentos que sugerem aperfeiçoamento do curso.

Biografía del autor/a

  • Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Filosofia pela PUC MINAS. Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores (pedagogia e licenciaturas).

Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Os egressos do curso de Pedagogia a distância da UFMG e a atuação profissional na educação infantil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 142–164, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2198. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2198. Acesso em: 19 dec. 2024.