Educação em Saúde na formação inicial de professores de Biologia

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2260

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Educação em Saúde

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência sobre a oferta, ao longo de quatro semestres, de uma disciplina de prática de ensino que permite aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública de Minas Gerais, o estudo, a discussão e a elaboração de atividades didáticas com o tema saúde. Busca-se aqui fazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Saúde na trajetória escolar e na formação inicial de professores. Os estudantes se aproximaram de bibliografias específicas e de inovações pedagógicas e elaboraram atividades didáticas que contemplam a Educação em Saúde. As análises mostraram que os licenciandos, que inicialmente desconheciam os pressupostos e objetivos desse campo de ensino, conseguiram apresentar bons trabalhos, apropriando-se dos conceitos específicos dessa área. A experiência também evidenciou a evolução dos participantes quanto à utilização de novas ferramentas pedagógicas e à percepção sobre o papel da Educação em Saúde na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Brandão Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG). Especialista em Docência em Ciências da Saúde pela AVM Faculdade Integrada. Mestrando de Patologia Geral pelo ICB-UFMG, na linha de pesquisa de Ensino de Saúde.

Luciana Moro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG). Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela EV-UFMG. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Patologia Geral do ICB-UFMG. Pesquisadora na linha de pesquisa de Ensino de Saúde/ICB/UFMG. Participa do grupo de pesquisa: Gestos e Multimodalidade no Ensino Superior/FAE/UFMG.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

VIEIRA, F. B.; MORO, L. Educação em Saúde na formação inicial de professores de Biologia: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 34–49, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2260. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos