Educação em Saúde na formação inicial de professores de Biologia

relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2260

Palabras clave:

Educação, Ensino, Educação em Saúde

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência sobre a oferta, ao longo de quatro semestres, de uma disciplina de prática de ensino que permite aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública de Minas Gerais, o estudo, a discussão e a elaboração de atividades didáticas com o tema saúde. Busca-se aqui fazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Saúde na trajetória escolar e na formação inicial de professores. Os estudantes se aproximaram de bibliografias específicas e de inovações pedagógicas e elaboraram atividades didáticas que contemplam a Educação em Saúde. As análises mostraram que os licenciandos, que inicialmente desconheciam os pressupostos e objetivos desse campo de ensino, conseguiram apresentar bons trabalhos, apropriando-se dos conceitos específicos dessa área. A experiência também evidenciou a evolução dos participantes quanto à utilização de novas ferramentas pedagógicas e à percepção sobre o papel da Educação em Saúde na escola.

Biografía del autor/a

  • Fábio Brandão Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG). Especialista em Docência em Ciências da Saúde pela AVM Faculdade Integrada. Mestrando de Patologia Geral pelo ICB-UFMG, na linha de pesquisa de Ensino de Saúde.

  • Luciana Moro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG). Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela EV-UFMG. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Patologia Geral do ICB-UFMG. Pesquisadora na linha de pesquisa de Ensino de Saúde/ICB/UFMG. Participa do grupo de pesquisa: Gestos e Multimodalidade no Ensino Superior/FAE/UFMG.

Publicado

2017-12-07

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Educação em Saúde na formação inicial de professores de Biologia: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 34–49, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2260. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2260. Acesso em: 19 dec. 2024.