Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design

Arquitetura como estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2321

Palavras-chave:

TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, BIM – Building Information Modeling, Gestão de projetos

Resumo

Este artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do Building Information Modeling (BIM). O método foi desenvolvido e testado na disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, com a orientação/colaboração da professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificaram-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: a Revit® e a A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discutiram-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de se reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de utilização delas no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecília Rocha Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (2001) e doutorado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes da UFMG (2012), com tese publicada no livro Gestão de projetos de museus e exposições (C/Arte, FAPEMIG, 2013). Professora adjunta da UFMG, no Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação. Tem experiência, projetos e pesquisas em: gestão e museus, museus e informática, webmuseu, ilustração científica. Coordenadora do grupo de pesquisa GRAFT, registrado no CNPq, e do laboratório virtual LavGRAFT.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

VEIGA, A. C. R. Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design: Arquitetura como estudo de caso. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 149-165, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2321. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2321. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos