Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design

Arquitetura como estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2321

Palabras clave:

TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, BIM – Building Information Modeling, Gestão de projetos

Resumen

Este artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do Building Information Modeling (BIM). O método foi desenvolvido e testado na disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, com a orientação/colaboração da professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificaram-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: a Revit® e a A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discutiram-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de se reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de utilização delas no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

  • Ana Cecília Rocha Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (2001) e doutorado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes da UFMG (2012), com tese publicada no livro Gestão de projetos de museus e exposições (C/Arte, FAPEMIG, 2013). Professora adjunta da UFMG, no Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação. Tem experiência, projetos e pesquisas em: gestão e museus, museus e informática, webmuseu, ilustração científica. Coordenadora do grupo de pesquisa GRAFT, registrado no CNPq, e do laboratório virtual LavGRAFT.

Publicado

2017-12-07

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design: Arquitetura como estudo de caso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 149–165, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2321. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2321. Acesso em: 19 dec. 2024.