O ensino de escrita acadêmica a distância na UFMG

um relato de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2340

Palavras-chave:

Ensino, Educação superior, Leitura e produção de textos, Escrita acadêmica, Educação a distância

Resumo

Neste relato de experiências, descrevemos o trabalho que vem sendo feito no ensino de escrita acadêmica a distância na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mostramos como é planejada e executada a disciplina Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, ofertada há mais de uma década a todos os cursos de graduação da universidade. Ainda, apresentamos os resultados obtidos com essa disciplina, por meio de avaliações feitas pelos alunos que a cursaram, e apontamos as perspectivas para o seu futuro. Por fim, discutimos brevemente o papel da educação a distância na universidade e apontamos desafios que ainda enfrentamos. Acreditamos que este relato possa ser útil para a divulgação do trabalho que tem sido realizado na universidade, mostrando que a educação a distância pode ser feita com qualidade e tem um grande potencial a ser desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

É professora titular da Faculdade de Letras da UFMG. Tem mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG, pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California, San Diego e pós-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. Trabalha há mais de uma década com o ensino de escrita acadêmica a distância e faz pesquisa sobre leitura, produção de textos, ensino e letramento digital.

Luana Lopes Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

É professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFMG. Fez mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e, mais recentemente, pós-doutorado na mesma universidade. Tem experiência de pesquisa na área de semântica e tem trabalhado, desde que ingressou na UFMG, com o ensino de escrita acadêmica, em disciplinas presenciais e a distância.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

COSCARELLI, C. V.; AMARAL, L. L. O ensino de escrita acadêmica a distância na UFMG: um relato de experiências. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 182-199, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2340. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2340. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos