Melhorar o bem-estar de alunos no ensino superior

a experiência da Universidade de Leeds (Reino Unido)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24160

Palavras-chave:

Saúde mental, Pedagogia do bem-estar, Ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos esforços da Universidade de Leeds para desenvolver um programa de bem-estar para os alunos. A Dra. Bridgette Bewick, professora associada da Faculdade de Medicina, nos apresenta seu trabalho sobre compreensão comportamental e psicológica de como melhorar e apoiar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes nas universidades. Ela afirma que os serviços de melhoria e apoio à saúde mental e ao bem-estar dos alunos são vitais, mas não suficientes para dar aos alunos o melhor que podem obter na universidade. Dra. Bewick insiste na urgência de desenvolver um bem-estar pedagógico, especialmente agora, quando o mundo enfrenta novos desafios para o ensino devido à pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bridgette M. Bewick, Universidade de Leeds, Leeds, Reino Unido.

Chartered Psychologist (CPsychol) and Associate Professor in Psychological Health at Wellbeing at the University of Leeds (UK) School of Medicine. She works to advance our understanding of monitoring, managing, and modifying mental health and wellbeing; including the potential for e-health tools to support health and wellbeing. Bridgette is a Fellow of the Leeds Institute for Teaching Excellence (LITE). Her LITE Fellowship investigates how best to embody Pedagogical Wellbeing into the university curriculum.

Adla Betsaida Martins Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

The interviewer is an Associate Professor at School of Education, Federal University of Minas Gerais since 1999. Her research interests are on Micropolitics of School organizations, gender and human rights issues in education. She also develops research projects on health education (dengue) and development of scientific thought among pupils at public schools, especially focus on girls’ education. Dr. Teixeira coordinates the Study Group on Gender, Sexuality and Sex Education since 2006.

Downloads

Publicado

2021-02-15

Como Citar

BEWICK, B. M.; TEIXEIRA, A. B. M. Melhorar o bem-estar de alunos no ensino superior: a experiência da Universidade de Leeds (Reino Unido). Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–9, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24160. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24160. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Entrevistas