Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2436Palavras-chave:
Ensino Superior, Modelagem Matemática, Cálculo Diferencial e IntegralResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como a Modelagem Matemática (MM) se apresenta nas pesquisas acadêmicas que a utilizam para o ensino e a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em três bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados; e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de métodos como a MM no ensino e na aprendizagem da disciplina CDI. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se mais interessados na aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).