Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Palavras-chave: Ensino Superior, Modelagem Matemática, Cálculo Diferencial e Integral

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como a Modelagem Matemática (MM) se apresenta nas pesquisas acadêmicas que a utilizam para o ensino e a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em três bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados; e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de métodos como a MM no ensino e na aprendizagem da disciplina CDI. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se mais interessados na aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina.

Biografia do Autor

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado
em Matemática pela UESC.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UESC.

Publicado
2018-12-10
Como Citar
OLIVEIRA, J. D. DE; MADRUGA, Z. E. DE F. Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 211-227, 10 dez. 2018.
Seção
Artigos