Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2436

Palabras clave:

Ensino Superior, Modelagem Matemática, Cálculo Diferencial e Integral

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como a Modelagem Matemática (MM) se apresenta nas pesquisas acadêmicas que a utilizam para o ensino e a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em três bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados; e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de métodos como a MM no ensino e na aprendizagem da disciplina CDI. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se mais interessados na aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina.

Biografía del autor/a

  • Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

    Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado
    em Matemática pela UESC.

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UESC.

Publicado

2018-12-10

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 211–227, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2436. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2436. Acesso em: 23 dec. 2024.