Interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito

grupo de estudos como ferramenta de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2440

Palavras-chave:

Psicologia Jurídica, Grupo de Estudos, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo propõe-se a apresentar a metodologia de Grupo de Estudos como uma ferramenta de aprendizagem durante a graduação. A relação entre Psicologia e Direito tem passado por transformações que necessitam ser atualizadas no âmbito da formação dos profissionais dessas áreas. Com vistas à criação de um espaço de diálogo interdisciplinar nas graduações de Psicologia e de Direito, desenvolveu-se a proposta de um Grupo de Estudos vinculado a um projeto de extensão, que pudesse unir discentes das duas áreas. A articulação entre esses saberes apresenta um percurso histórico de aproximações e tensões que encontram expressão durante as atividades didáticas propostas no grupo. A cada edição do grupo, os resultados favoráveis têm sido observados na prática dos estagiários e extensionistas que atuam na Divisão de Assistência Judiciária da universidade, indicando a importância do Grupo de Estudos como ferramenta de aprendizagem a respeito de temáticas pertinentes à Psicologia Jurídica e ao trabalho em equipe interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Beatriz Silva Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista no Programa Bolsa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e extensionista no Projeto de Atendimento Interdisciplinar no plantão da Divisão de Assistência Judiciária, de agosto de 2016 a dezembro de 2017.

Elisa Soares Maia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuante como extensionista voluntária no Projeto de Atendimento Interdisciplinar no plantão da Divisão de Assistência Judiciária, de agosto de 2016 a dezembro de 2016.

Laura Cristina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora adjunta de Psicologia Social do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Doutora e mestra em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

LOPES, J. B. S.; MAIA, E. S.; SOARES, L. C. E. C. Interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito: grupo de estudos como ferramenta de aprendizagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 44–59, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2440. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2440. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos