Roteiro de trabalho como instrumento de organização e integração teórico-prática em Estágio Supervisionado de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24433

Palavras-chave:

Ensino de Enfermagem, Roteiro de trabalho, Formação em Enfermagem

Resumo

O objetivo do relato foi descrever a aplicabilidade de um roteiro de trabalho como instrumento de organização e integração teórico-prática num Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Compreende o período de vivência acadêmica em uma Unidade Básica de Saúde, de acadêmicos do 9º período do curso de graduação em Enfermagem, de uma instituição de ensino superior do interior do Tocantins. A aplicação do roteiro de atividades envolveu os acadêmicos estagiários, o professor supervisor e a equipe da unidade de saúde. Proporcionou organizar, distribuir e sistematizar as ações de Enfermagem de maneira eficiente, fortalecendo o desenvolvimento de competências e habilidades individuais, o trabalho em equipe e a valorização do acadêmico em seu processo de formação profissional. O roteiro de trabalho mostrou-se um potente instrumento organizacional e colaborativo para o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rogério Carvalho de Figueredo, Universidad Columbia del Paraguay, Asunción, Paraguai.

Doutorando em Administração e Gestão da Saúde Pública pela Universidad Columbia delParaguay, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, enfermeiro pela Universidade de Gurupi. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense e em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa – Faculdade ITOP. Foi professor adjunto e coordenador do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

FIGUEREDO, R. C. de. Roteiro de trabalho como instrumento de organização e integração teórico-prática em Estágio Supervisionado de Enfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–14, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24433. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24433. Acesso em: 16 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos