Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493

Palavras-chave:

Objetivos afetivos, Ensino remoto, Ensino híbrido, Pandemia, Covid-19

Resumo

O trabalho ora apresentado foi motivado pela ampla utilização da videoconferência como alternativa às aulas presenciais em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. Pode ser caracterizado como um ensaio teórico que tem como proposta discutir a eficácia do ensino remoto para o alcance de objetivos afetivos de aprendizagem. Os objetivos mais facilmente alcançáveis mediante aulas expositivas — e consequentemente mediante videoconferências — são os cognitivos, notadamente nos níveis de memorização e compreensão. Quando os objetivos de aprendizagem estão no domínio afetivo — que envolvem emoções, sentimentos e atitudes —, outras estratégias são requeridas. Assim, com base na contribuição de teóricos no campo dos objetivos de aprendizagem e nos resultados de pesquisas empíricas, procede-se à discussão das possibilidades de utilização de diferentes estratégias mediante plataformas de cursos on-line. São discutidas as estratégias de discussão reflexiva, trabalho colaborativo, grupo de verbalização/grupo de observação, tutoria por pares, dramatização, simpósio, seminário e gamificação. O estudo aponta para a adoção do ensino híbrido como forma preferencial de ensino superior no cenário pós-pandemia, mas que deve vir acompanhado da capacitação dos docentes na utilização de estratégias de ensino grupal.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Doutor em Saúde Pública pela USP (1998), doutor em Ciências Sociais pela FESPSP (1981), mestre em Ciências Sociais pela FESPSP (1978), licenciado em Pedagogia pela FFCL Professor Carlos Pasquale (1978), bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela USCS (1971), docente dos Programas de Mestrado em Administração e Educação e Doutorado em Administração da USCS.

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Pós-doutor em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (linha de pesquisa em Educação na Saúde/Saúde Coletiva-2014). Possui graduação em Jornalismo pela UMESP (1984), mestrado em Comunicação Social pela UMESP (2002) e doutorado em Comunicação Social pela UMESP (2005). Docente dos Programas de Mestrado em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS.

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Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto

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Publicado

28-11-2020

Como Citar

GIL, A. C.; PESSONI, A. Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24493. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24493. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia