Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493Palavras-chave:
Objetivos afetivos, Ensino remoto, Ensino híbrido, Pandemia, Covid-19Resumo
O trabalho ora apresentado foi motivado pela ampla utilização da videoconferência como alternativa às aulas presenciais em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. Pode ser caracterizado como um ensaio teórico que tem como proposta discutir a eficácia do ensino remoto para o alcance de objetivos afetivos de aprendizagem. Os objetivos mais facilmente alcançáveis mediante aulas expositivas — e consequentemente mediante videoconferências — são os cognitivos, notadamente nos níveis de memorização e compreensão. Quando os objetivos de aprendizagem estão no domínio afetivo — que envolvem emoções, sentimentos e atitudes —, outras estratégias são requeridas. Assim, com base na contribuição de teóricos no campo dos objetivos de aprendizagem e nos resultados de pesquisas empíricas, procede-se à discussão das possibilidades de utilização de diferentes estratégias mediante plataformas de cursos on-line. São discutidas as estratégias de discussão reflexiva, trabalho colaborativo, grupo de verbalização/grupo de observação, tutoria por pares, dramatização, simpósio, seminário e gamificação. O estudo aponta para a adoção do ensino híbrido como forma preferencial de ensino superior no cenário pós-pandemia, mas que deve vir acompanhado da capacitação dos docentes na utilização de estratégias de ensino grupal.
Downloads
Referências
AKOS, Patrick; KRETCHMAR, Jen. Investigating grit at a non-cognitive predictor of college success. The Review of Higher Education, Baltimore, v. 40, n. 2, p. 163-186, 2017. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/640608. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1353/rhe.2017.0000.
ANDERSON, Lorin W. et al. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Essex: Longman, 2001.
BAKER, Ryan Shaun J. D. et al. Better to be frustrated than bored: The incidence, persistence, and impact of learners’ cognitive–affective states during interactions with three different computer-based learning environments. International Journal of Human-Computer Studies, Amsterdã, v. 68, n. 4, p. 223-241, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1071581909001797. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2009.12.003.
BERGMANN, Jonathan. Sala de aula invertida. São Paulo: Grupo Gen-LTC, 2016.
BIRBECK, David. Graduate qualities and the affective domain: New horizons to explore. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Learning and Teaching Unit, University of South Australia, Adelaide, 2009.
BLOOM, Benjamin Samuel et al. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals: handbook I: cognitive domain. Nova Iorque: D. Mckay, 1956.
BOBBITT, John Franklin. How to Make a Curriculum. Boston: Houghton Mifflin, 1924.
BOLIN, Aaron U.; KHRAMTSOVA, Irina; SAARNIO, David. Using student journals to stimulate authentic learning: balancing Bloom's cognitive and affective domains. Teaching of Psychology, Oxfordshire, v. 32, n. 3, p. 154-159, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15328023top3203_3. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1207/s15328023top3203_3.
CATE, Olle Ten; DE HAES, Hanekke (JCJM). Summative assessment of medical students in the affective domain. Medical Teacher, [S.l], v. 22, n. 1, p. 40-43, 2000. DOI: https://doi.org/10.1080/01421590078805.
CLEVELAND-INNES, Martha; ALLY, Mohamed. Learning to feel: Education, affective outcomes and the use of online teaching and learning. European Journal of Open, Distance and E-learning, Berlim, v. 10, n. 2, p. 1-17, 2007. Disponível em: https://www.eurodl.org/?p=archives&year=2007&halfyear=2&..&abstract=285. Acesso em: 06 ago. 2020.
D'MELLO, Sidney; GRAESSER, Art. Dynamics of affective states during complex learning. Learning and Instruction, Amsterdã, v. 22, n. 2, 145-157, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959475211000806. Acesso em: 29 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2011.10.001.
DU BOULAY, Bento. Projetando interação educacional afetiva e cognitiva. In: LUCKIN, Rosemary et al. Handbook of Design in Educational Technology. Nova Iorque: Routledge, 2013. p. 168-175. Disponível em: encurtador.com.br/Fagms. Acesso em: 06 ago. 2020.
ECCLESTONE, Kathryn; HAYES, Dennis. Afetar: conhecimento, comunicação, criatividade e emoção. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265454681_The_Dangerous_Rise_of_Therapeutic_Education. Acesso em: 06 ago 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203870563.
FALOUT, Joseph; ELWOOD, James; HOOD, Michael. Demotivation: Affective states and learning outcomes. System, Amsterdã, v. 37, n. 3, p. 403-417, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0346251X09000566. Acesso em: 06 ago 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2009.03.004.
FASSO, Wendy; KNIGHT, Bruce Allen. Afetam no aprendizado on-line: resultados, emoções e estados afetivos. In: Aplicações Inovadoras de Pedagogia Online e Design de Cursos. Hershey: IGI Global, 2018. p. 128-153.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2020.
GREENWOOD, Charles R.; CARTA, Judith J.; HALL, R. Vancel. The Use of Peer Tutoring Strategies in Classroom Management and Educational Instruction, School Psychology Review, Londres, v. 17, n. 2, 258-275, 1988. DOI: https://doi.org/10.1080/02796015.1988.12085342.
GRIFFIN, Lynda; ROY, James. A great resource that should be utilised more, but also a place of anxiety: student perspectives on using an online discussion forum. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, Londres, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/02680513.2019.1644159.
GRONLUND, Norman E. How to write and use instructional objectives. Englewood Cliffs: Merrill/Prentice-Hall, 1995.
HOMER, Bruce D.; PLASS, Jan L.; BLAKE, Linda. The effects of video on cognitive load and social presence in multimedia-learning. Computers in Human Behavior, Amsterdã, v. 24, n. 3, 786-797, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563207000544. Acesso em: 29 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2007.02.009.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
JAGGER, Suzy. Affective learning and the classroom debate. Innovations in Education and Teaching International, Londres, v. 50, n. 1, p. 38-50, 2013. Disponível em: https://srhe.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14703297.2012.746515. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/14703297.2012.746515.
JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Fazendo funcionar a aprendizagem cooperativa. Teoria em prática, [S.l.], v. 38, n. 2, p. 67-73, 1999.
KRATHWOHL, David R.; BLOOM, Benjamin S.; MASIA, Bertram B. Taxonomy of educational objectives, handbook ii: affective domain. Nova Iorque: David McKay Company, 1964.
LEE, Cheng-Yuan. Student motivation in the online learning environment. Journal of Educational Media & Library Sciences, Taiwan, v. 37, n. 4, p. 367-375, 2000. Disponível em: http://joemls.dils.tku.edu.tw/fulltext/37/37-4/367-375.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.
LYNCH, Sandra; HART, Bethne; COSTA, Catherine M. Giving voice to values: An undergraduate nursing curriculum project. Collegian, Palo Alto, v. 21, n. 4, p. 367-373, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1322769613000929. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2013.09.004.
MAGER, Robert F. Preparing instructional objectives. Palo Alto: Fearon Publishers, 1962. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED018143. Acesso em: 29 set. 2020.
MAJURI, Jenni; KOIVISTO, Jonna; HAMARI, Juho. Gamification of education and learning: A review of empirical literature. In: GAMIFIN 2018, 2., 2018. Pori. Proceedings of the 2nd international GamiFIN conference. Pori: CEUR-WS, 2018. p. 11-19. Disponível em: https://trepo.tuni.fi/bitstream/handle/10024/104598/gamification_of_education_2018.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
MARTIN, Barbara L.; BRIGGS, Leslie J. The affective and cognitive domains: Integration for instruction and research. Nova Jérsei, Educational Technology, 1986. Disponível em: encurtador.com.br/jtFIU. Acesso em: 06 ago. 2020.
MARTIN, Florence; PARKER, Michele A. Use of synchronous virtual classrooms: Why, who, and how. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, Long Beach, v. 10, n. 2, p. 192-210, 2014.
MOORE, Schuster M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, Desmond. (ed.), Theoretical principles of distance education. Nova Iorque: Routledge, 1997. p. 22-38.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Gres. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORENO, Jacob Levy. Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus, 1983.
NORTHEY, Gavin et al. Increasing student engagement using asynchronous learning. Journal of Marketing Education, Londres, v. 37, n. 3, p. 171-180, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0273475315589814.
OLATUNJI, Michael Olalekan. Online Education: Issues, Challenges and Implications. Khazar Journal of Humanities & Social Sciences, Baku, v. 16, n. 3, 2013. Disponível em: https://jhss-khazar.org/wp-content/uploads/2010/04/0005KHAZAR_Journal_of_Humanities_and_Social_Sci_ences1.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.
SEELS, Barbara; GLASGOW, Zita. Exercises in instructional design. Columbus: Merrill Publishing Company, 1990.
SHOFFNER, Melanie. The place of the personal: Exploring the affective domain through reflection in teacher preparation. Teaching and Teacher Education, Amsterdã, v. 25, n. 6, p. 783-789, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X08002011. Acesso em: 06 ago 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2008.11.012.
SHORT, John; WILLIAMS, Ederyn; CHRISTIE, Bruce. The social psychology of telecommunications. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1976.
SNELSON, Chareen; ELISON-BOWERS, Patt R. Using YouTube videos to engage the affective domain in e-learning. In: MENDEZ-VILAS; Antonio et al. Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education. Badajoz: Formatex, 2009. p. 1481-1485. Disponível em: https://scholarworks.boisestate.edu/edtech_facpubs/50/. Acesso em: 06 ago. 2020.
TYLER, Ralph W. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press, 1949.
VAN DER HOEVEN KRAFT, Katrien J. et al. Engaging students to learn through the affective domain: A new framework for teaching in the geosciences. Journal of Geoscience Education, Northfield, v. 59, n. 2, p. 71-84, 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5408/1.3543934a. Acesso em: 06 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5408/1.3543934a.
WHITE, Karl R. T-groups revisited: Self-concept change and the "Fish-Bowling" technique. Small Group Behavior, Pensilvânia, v. 5, n. 4, p. 473-485, 1974. DOI: https://doi.org/10.1177/104649647400500407.
![Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_24493_22109_coverImage_pt_BR.png)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Gil, Arquimedes Pessoni
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).