Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
relato em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24719Palavras-chave:
Ensino à distância, Ensino-aprendizagem, Relação interpessoal, EnfermagemResumo
A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.
Downloads
Referências
ALQURASHI, Emtinan. Predicting student satisfaction and perceived learning within online learning environments. Distance Education, v. 40, n. 1, p. 133-148, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01587919.2018.1553562.
CABERO-ALMENARA, Julio; ARANCIBIA, Maria Luisa; PRETE, Annachiara del. Technical and Didactic Knowledge of the Moodle LMS in Higher Education. Beyond Functional Use. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 8, n. 1, p. 25-33, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7821/naer.2019.1.327.
FONSECA, Cezar; FERNANDES, Catarina Costa. Educação presencial versus EaD: perspectivas dos alunos dos cursos de Serviços Públicos e Administração. Revista Científica em Educação à Distância, EaD em Foco, v. 7, n. 2, p. 78-91, 2017. ISSN 2177-8310 DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.556.
GONZALEZ, Liliana; GOMEZ, Maria Clara; ECHEVERRI, Jaime Alberto. Motivation and virtual education in Computer Science: case Universidad de Medellín-Colombia. IEEE Latin America Transactions, v. 15, n. 6, p. 1176-1181, june 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1109/TLA.2017.7932706.
GOSSENHEIMER, Agnes Nogueira; CASTRO, Mauro Silveira; CARNEIRO, Mara Lúcia Fernandes. Estudos comparativos entre educação à distância e presencial em cursos da área da Saúde: uma revisão. EmRede – Revista de Educação à Distância, v. 4, n. 1, p. 73-90, 2017. ISSN 2359-6082. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/186. Acesso em: 11 abr. 2020.
GROS, Begoña. The design of smart educational environments. Smart Learning Environments, v. 3, n. 15, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1186/s40561-016-0039-x.
KERIMBAYEV, Nurassyl. Virtual learning: possibilities and realization. Educ Inf Technol, v. 21, p. 1521-1533, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10639-015-9397-1.
KINCHIN, Ian. Avoiding technology-enhanced non-learning. British Journal of Educational Technology, v. 43, n. 2, p. E43-E48, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2011.01264.x.
KUO, Yu Chun; WALKER, Andrew; SCHRODER, Kerstin; BELLAND, Brian. Interaction, Internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. Internet and Higher Education, v. 20, p. 35-50, 2014.
MARCHISIO Marina; RABELLINO Sergio; SPINELLO Enrico; TORBIDONE Gianluca. Advanced e-learning for IT-Army officers through virtual learning environments. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 13, n. 3, p. 59-70, 2017. ISSN: 1826-6223, e-ISSN:1971-8829. DOI: http://dx.doi.org/10.20368/1971-8829/1382.
MARING, Joyce; COSTELLO, Ellen; PLACK, Margaret. Student outcomes in a Pathophysiology course based on mode of delivery: distance versus traditional classroom learning. Journal of Physical Therapy Education, v. 22, n. 1, p. 22-30, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1097/00001416-200801000-00005.
OLIVEIRA, Natália; PROCACI, Thiago; SIQUEIRA, Sean. Captura da aceitação do blackboard e do tipo de motivação de alunos de cursos presenciais de Ciências Exatas em uma universidade privada. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 229-259, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.229.
PÉREZ-PÉREZ, Marta; SERRANO-BEDIA, Ana; GARCÍA-PIQUERES, Gema. An analysis of factors affecting students´ perceptions of learning outcomes with Moodle. Journal of Further and Higher Education. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0309877X.2019.1664730.
RIENTIES, Barte et al. Why some teachers easily learn to use a new virtual learning environment: a technology acceptance perspective. Interactive Learning Environments, v. 24, n. 3, p. 539-552, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/10494820.2014.881394.
TEO, Timothy et al. Factors that influence university students’ intention to use Moodle: a study in Macau. Education Tech Research Dev, v. 67, p. 749-766, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-019-09650-x.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Filomena Adelaide de Matos, Emília Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).