Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem

relato em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24719

Palavras-chave:

Ensino à distância, Ensino-aprendizagem, Relação interpessoal, Enfermagem

Resumo

A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.

Biografia do Autor

  • Filomena Adelaide de Matos, Universidade do Algarve, Portugal.

    Docente na Universidade do Algarve desde 1999. Enfermeira (1987), Especialista em Pediatria (1996), com Mestrado em Psicologia da Educação (2002), Pós-graduada em Necessidades Educativas Especiais e PhD (2012) em Psicologia. Publicou mais de 20 artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, entre outras. Principais áreas de investigação: resiliência, bem-estar e saúde da criança e do jovem, prevenção da violência.

  • Emília Costa, Universidade do Algarve, Portugal.

    Docente na Universidade do Algarve desde 2000. Enfermeira (1990), com Mestrado (2001) e PhD (2007) em Psicologia da Saúde. Publicou mais de 14 artigos em revistas especializadas, 12 capítulos de livros, entre outras publicações. As principais áreas de investigação são a saúde da mulher e família, comportamentos saudáveis, a formação dos enfermeiros, a qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem.

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Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem: relato em tempo de pandemia

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Publicado

28-11-2020

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Como Citar

Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem: relato em tempo de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24719. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24719. Acesso em: 19 dez. 2024.