Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19

estudo de caso sobre Cartografia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24720

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Formação de professores, COVID-19

Resumo

Neste trabalho investigamos a disciplina de Cartografia Escolar inserida num curso de Licenciatura em Pedagogia que passou da modalidade presencial para o ensino remoto no contexto da COVID-19. Como um estudo de caso analítico-descritivo com abordagem qualitativa, o objetivo da investigação foi diagnosticar os principais enfrentamentos da docente e dos seus estudantes. Os procedimentos teórico-metodológicos estão assentados em pesquisas sobre formação de professores e Cartografia para Crianças e Escolares no Brasil. Os dados foram colhidos por meio de questionário aplicado aos alunos que cursaram a disciplina. Os resultados apontam para limites impostos, principalmente, pela ausência de situações práticas presenciais e coletivas, pelas dificuldades com a utilização das novas ferramentas tecnológicas e, por outro lado, pela recondução da disciplina, tendo em vista a ampliação dos repertórios dos estudantes e a ressignificação de noções e conceitos cartográficos nas práticas escolares.

Biografia do Autor

  • Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Livre docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo, Espanha. Mestre e doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP). Professora associada da FFCLRP (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da FFCLRP (USP). Coordenadora do grupo de pesquisa Estudo da Localidade de Ribeirão Preto (ELO). Membro diretor do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade (Geoforo).

  • Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Morandini , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil.

    Doutoranda em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), na Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Pedagogia e Mestra em Educação pela mesma universidade. Professora contratada na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), atuando nos cursos de Pedagogia e Geografia. Professora adjunta do curso de Pedagogia na Universidade Paulista (UNIP). Pesquisadora do Grupo de Estudos da Localidade (ELO).

  • Francislaine Soledade Carniel , Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Mestranda em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS). Graduada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Membro do Grupo de Estudos da Localidade (ELO).

  • José Faustino de Almeida Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela mesma instituição; graduado em História e Geografia (Licenciatura plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Universidade de Franca, respectivamente). Professor adjunto do Centro Universitário Barão de Mauá, membro de Grupo Estudo da Localidade (ELO) e professor de educação básica II (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).

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Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19

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Publicado

01-12-2020

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Como Citar

Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19: estudo de caso sobre Cartografia Escolar. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24720. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24720. Acesso em: 26 dez. 2024.