Biólogo ou professor de Biologia?

A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil

Autores

  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8453-0751

Palavras-chave:

Ensino Superior, Identidade profissional, Licenciatura

Resumo

Discute-se aqui a formação de licenciados em Ciências Biológicas nas universidades brasileiras. Muitas vezes os cursos de Licenciatura não valorizam a carreira docente e contribuem para que não se fortaleça a identidade do professor de Biologia. Diversas instituições de ensino superior propõem em seus projetos de curso a formação de biólogos que poderão também ser professores, quando, na verdade, deveriam priorizar a formação docente, que será a carreira profissional abraçada pela grande maioria dos egressos. Essa prática é comumente chamada de “bacharelização” dos cursos de Licenciatura e ocorre com frequência, contribuindo para a desvalorização da carreira docente e desmotivação dos alunos que optam por essa graduação. É urgente e necessário fortalecer a identidade desses cursos e de seus docentes, de forma que compreendam sua função no processo de formação de professores de Biologia e não de biólogos que dão aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Gestão do Território, doutora em Ciências e pós-doutora em Ciências Florestais e Genética. Docente e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

ANTIQUEIRA, L. M. O. R. Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 280–287, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de opinião