Biólogo ou professor de Biologia?

A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Identidade profissional, Licenciatura

Resumo

Discute-se aqui a formação de licenciados em Ciências Biológicas nas universidades brasileiras. Muitas vezes os cursos de Licenciatura não valorizam a carreira docente e contribuem para que não se fortaleça a identidade do professor de Biologia. Diversas instituições de ensino superior propõem em seus projetos de curso a formação de biólogos que poderão também ser professores, quando, na verdade, deveriam priorizar a formação docente, que será a carreira profissional abraçada pela grande maioria dos egressos. Essa prática é comumente chamada de “bacharelização” dos cursos de Licenciatura e ocorre com frequência, contribuindo para a desvalorização da carreira docente e desmotivação dos alunos que optam por essa graduação. É urgente e necessário fortalecer a identidade desses cursos e de seus docentes, de forma que compreendam sua função no processo de formação de professores de Biologia e não de biólogos que dão aula.

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Biografia do Autor

  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, PR, Brasil.

    Licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Gestão do Território, doutora em Ciências e pós-doutora em Ciências Florestais e Genética. Docente e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa.

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Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Artigos de opinião

Como Citar

ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 280–287, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488. Acesso em: 6 mar. 2025.