Biólogo ou professor de Biologia?
A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2488Palavras-chave:
Ensino Superior, Identidade profissional, LicenciaturaResumo
Discute-se aqui a formação de licenciados em Ciências Biológicas nas universidades brasileiras. Muitas vezes os cursos de Licenciatura não valorizam a carreira docente e contribuem para que não se fortaleça a identidade do professor de Biologia. Diversas instituições de ensino superior propõem em seus projetos de curso a formação de biólogos que poderão também ser professores, quando, na verdade, deveriam priorizar a formação docente, que será a carreira profissional abraçada pela grande maioria dos egressos. Essa prática é comumente chamada de “bacharelização” dos cursos de Licenciatura e ocorre com frequência, contribuindo para a desvalorização da carreira docente e desmotivação dos alunos que optam por essa graduação. É urgente e necessário fortalecer a identidade desses cursos e de seus docentes, de forma que compreendam sua função no processo de formação de professores de Biologia e não de biólogos que dão aula.
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Copyright (c) 2018 Lia Maris Orth Ritter Antiqueira

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