Intervenção em Matemática Educativa orientada às práticas de ensino
um aporte à sua conceitualização e desenho
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2497Palavras-chave:
Intervenção, Matemática Educativa, Práticas de ensinoResumo
O termo intervenção é utilizado em vários contextos e com diferentes significados e propósitos. Além disso, na literatura não se evidencia uma conceitualização precisa desse termo. Mas seu uso de forma genérica. Neste ensaio delimitamos teoricamente o que entendemos por intervenção; mais precisamente por intervenção orientada às práticas de ensino no campo da Matemática Educativa. Nós a concebemos como um conjunto de instâncias de trabalho colaborativo entre um pesquisador e um professor de Matemática com o propósito de enriquecer suas práticas de ensino. Além disso, apresentamos um modelo de intervenção para ser implementado com formadores de professores de Matemática como uma via possível para trazer os resultados da pesquisa à prática do ensino e para promover a discussão e reflexão sobre eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).