Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente

minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade

Palavras-chave: Docência, Profissionalidade de professores, Ensino em Administração, Memórias

Resumo

Contextualizar o lugar de docência desde a sua formação familiar até a atuação profissional foi o objetivo desse relato de experiência. Sou uma professora de Administração que fui surpreendida por provocações sobre o plano ofício versus profissão versus vocação no exercício da minha formação. Ao passo que não tive uma formação pedagógica voltada para a atuação docente, me dediquei a estudar o lugar e o objeto da educação enquanto construção da profissionalidade dos professores. O despertar de opiniões e teorias ao longo da disciplina Saberes e Profissionalidade foi construindo uma teia de emoções e percepções que instigaram um breve memorial em que a descoberta do meu ofício e a sua construção em profissão fizeram o papel de questionar até que ponto nós bacharéis temos uma chancela formativa para atuação e formação de outros profissionais na área acadêmica.

Biografia do Autor

Ana Carolina Peixoto Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutoranda em Administração pela UFPE, com linha de pesquisa em Organização e Sociedade, Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT). Professora de Administração no IFPE, pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa Docente, Profissionalidade e Profissionalização Docentes, Competências Docentes e Desenvolvimento Profissional. Perspectivas freireanas e dialógicas no processo de formação, bem como pautadas na epistemologia da prática, também são seus objetos de pesquisa.

Referências

BARBER, Bernard.Someproblemsinthesociologyofprofessions.Daedalus,Cambridge,v.92,n.4,p.669-688,set./dez.1963.

BARISI, Giusto. La notion de "professionnalitá" pour les syndicats en Italie:l’emploi enjeux économiques &sociaux. In: COLLOQUE DE DOURDAN, 2,1982, Dourdan. 15 p.

BOURDONCLE, Raymond. La professionnalisation des enseignants: analyses sociologiques anglais et américaines. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 94, p. 73-91, jan./mar.1991.

BRAEM, Sophie. Le nécessaire développement théorique de la notion de profissionannalité pour la sociologie des professions française. In:CONFERENCE OF ISA RESEARCH COMMITTEE SOCIOLOGY OF PROFESSIONAL GROUPS, 52, 2000.Lisboa: UFPE, 2000.

Cogan,Morris.Towardadefinitionofprofession.HarvardEducationalReview,Cambridge,v.23,p.33-50,dez./mar.1953.

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez. 2002.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.

FLEURY, Maria Tereza Leme. A gestão de competência e a estratégia organizacional. In:FLEURY, Maria Tereza Leme (coord.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.

GAUTHIER, Clemont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia:pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.).Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora,1995.

LESSARD,Claude;TARDIF,Maurice.Otrabalhodocente:elementosparaumateoriadadocênciacomoprofissãodeinteraçãohumanas.RioJaneiro: Vozes, 2005.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise –especificidades dos ensinos superior e não superior.NUANCES–estudos sobre educação,São Paulo,v. 12, n.13, p. 108-126, jan./dez. 2005.

SANTOS, Gideon. Trabalho docente: a cristalização de uma metáfora.Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.13, n.3, p.565-580, set./dez. 2015.

XAVIER, Libânia. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 827-849, out./dez. 2014.

Publicado
2019-05-29
Como Citar
MEDEIROS, A. C. P. Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-12, 29 maio 2019.
Edição
Seção
Artigos