Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente

minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade

Palavras-chave: Docência, Profissionalidade de professores, Ensino em Administração, Memórias

Resumo

Contextualizar o lugar de docência desde a sua formação familiar até a atuação profissional foi o objetivo desse relato de experiência. Sou uma professora de Administração que fui surpreendida por provocações sobre o plano ofício versus profissão versus vocação no exercício da minha formação. Ao passo que não tive uma formação pedagógica voltada para a atuação docente, me dediquei a estudar o lugar e o objeto da educação enquanto construção da profissionalidade dos professores. O despertar de opiniões e teorias ao longo da disciplina Saberes e Profissionalidade foi construindo uma teia de emoções e percepções que instigaram um breve memorial em que a descoberta do meu ofício e a sua construção em profissão fizeram o papel de questionar até que ponto nós bacharéis temos uma chancela formativa para atuação e formação de outros profissionais na área acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Peixoto Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil; Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Administração pela UFPE, com linha de pesquisa em Organização e Sociedade, Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT). Professora de Administração no IFPE, pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa Docente, Profissionalidade e Profissionalização Docentes, Competências Docentes e Desenvolvimento Profissional. Perspectivas freireanas e dialógicas no processo de formação, bem como pautadas na epistemologia da prática, também são seus objetos de pesquisa.

Referências

BARBER, Bernard.Someproblemsinthesociologyofprofessions.Daedalus,Cambridge,v.92,n.4,p.669-688,set./dez.1963.

BARISI, Giusto. La notion de "professionnalitá" pour les syndicats en Italie:l’emploi enjeux économiques &sociaux. In: COLLOQUE DE DOURDAN, 2,1982, Dourdan. 15 p.

BOURDONCLE, Raymond. La professionnalisation des enseignants: analyses sociologiques anglais et américaines. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 94, p. 73-91, jan./mar.1991.

BRAEM, Sophie. Le nécessaire développement théorique de la notion de profissionannalité pour la sociologie des professions française. In:CONFERENCE OF ISA RESEARCH COMMITTEE SOCIOLOGY OF PROFESSIONAL GROUPS, 52, 2000.Lisboa: UFPE, 2000.

Cogan,Morris.Towardadefinitionofprofession.HarvardEducationalReview,Cambridge,v.23,p.33-50,dez./mar.1953.

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez. 2002.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.

FLEURY, Maria Tereza Leme. A gestão de competência e a estratégia organizacional. In:FLEURY, Maria Tereza Leme (coord.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.

GAUTHIER, Clemont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia:pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.).Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora,1995.

LESSARD,Claude;TARDIF,Maurice.Otrabalhodocente:elementosparaumateoriadadocênciacomoprofissãodeinteraçãohumanas.RioJaneiro: Vozes, 2005.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise –especificidades dos ensinos superior e não superior.NUANCES–estudos sobre educação,São Paulo,v. 12, n.13, p. 108-126, jan./dez. 2005.

SANTOS, Gideon. Trabalho docente: a cristalização de uma metáfora.Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.13, n.3, p.565-580, set./dez. 2015.

XAVIER, Libânia. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 827-849, out./dez. 2014.

Publicado
2019-05-29
Como Citar
MEDEIROS, A. C. P. Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-12, 29 maio 2019.
Edição
Seção
Artigos