Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente
minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2544Palavras-chave:
Docência, Profissionalidade de professores, Ensino em Administração, MemóriasResumo
Contextualizar o lugar de docência desde a sua formação familiar até a atuação profissional foi o objetivo desse relato de experiência. Sou uma professora de Administração que fui surpreendida por provocações sobre o plano ofício versus profissão versus vocação no exercício da minha formação. Ao passo que não tive uma formação pedagógica voltada para a atuação docente, me dediquei a estudar o lugar e o objeto da educação enquanto construção da profissionalidade dos professores. O despertar de opiniões e teorias ao longo da disciplina Saberes e Profissionalidade foi construindo uma teia de emoções e percepções que instigaram um breve memorial em que a descoberta do meu ofício e a sua construção em profissão fizeram o papel de questionar até que ponto nós bacharéis temos uma chancela formativa para atuação e formação de outros profissionais na área acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).