Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente
minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade
Resumo
Contextualizar o lugar de docência desde a sua formação familiar até a atuação profissional foi o objetivo desse relato de experiência. Sou uma professora de Administração que fui surpreendida por provocações sobre o plano ofício versus profissão versus vocação no exercício da minha formação. Ao passo que não tive uma formação pedagógica voltada para a atuação docente, me dediquei a estudar o lugar e o objeto da educação enquanto construção da profissionalidade dos professores. O despertar de opiniões e teorias ao longo da disciplina Saberes e Profissionalidade foi construindo uma teia de emoções e percepções que instigaram um breve memorial em que a descoberta do meu ofício e a sua construção em profissão fizeram o papel de questionar até que ponto nós bacharéis temos uma chancela formativa para atuação e formação de outros profissionais na área acadêmica.
Referências
BARBER, Bernard.Someproblemsinthesociologyofprofessions.Daedalus,Cambridge,v.92,n.4,p.669-688,set./dez.1963.
BARISI, Giusto. La notion de "professionnalitá" pour les syndicats en Italie:l’emploi enjeux économiques &sociaux. In: COLLOQUE DE DOURDAN, 2,1982, Dourdan. 15 p.
BOURDONCLE, Raymond. La professionnalisation des enseignants: analyses sociologiques anglais et américaines. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 94, p. 73-91, jan./mar.1991.
BRAEM, Sophie. Le nécessaire développement théorique de la notion de profissionannalité pour la sociologie des professions française. In:CONFERENCE OF ISA RESEARCH COMMITTEE SOCIOLOGY OF PROFESSIONAL GROUPS, 52, 2000.Lisboa: UFPE, 2000.
Cogan,Morris.Towardadefinitionofprofession.HarvardEducationalReview,Cambridge,v.23,p.33-50,dez./mar.1953.
CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez. 2002.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.
FLEURY, Maria Tereza Leme. A gestão de competência e a estratégia organizacional. In:FLEURY, Maria Tereza Leme (coord.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
GAUTHIER, Clemont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia:pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.).Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora,1995.
LESSARD,Claude;TARDIF,Maurice.Otrabalhodocente:elementosparaumateoriadadocênciacomoprofissãodeinteraçãohumanas.RioJaneiro: Vozes, 2005.
ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise –especificidades dos ensinos superior e não superior.NUANCES–estudos sobre educação,São Paulo,v. 12, n.13, p. 108-126, jan./dez. 2005.
SANTOS, Gideon. Trabalho docente: a cristalização de uma metáfora.Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.13, n.3, p.565-580, set./dez. 2015.
XAVIER, Libânia. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 827-849, out./dez. 2014.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.