Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente

minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade

Autores

  • Ana Carolina Peixoto Medeiros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil; Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3463-811X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2544

Palavras-chave:

Docência, Profissionalidade de professores, Ensino em Administração, Memórias

Resumo

Contextualizar o lugar de docência desde a sua formação familiar até a atuação profissional foi o objetivo desse relato de experiência. Sou uma professora de Administração que fui surpreendida por provocações sobre o plano ofício versus profissão versus vocação no exercício da minha formação. Ao passo que não tive uma formação pedagógica voltada para a atuação docente, me dediquei a estudar o lugar e o objeto da educação enquanto construção da profissionalidade dos professores. O despertar de opiniões e teorias ao longo da disciplina Saberes e Profissionalidade foi construindo uma teia de emoções e percepções que instigaram um breve memorial em que a descoberta do meu ofício e a sua construção em profissão fizeram o papel de questionar até que ponto nós bacharéis temos uma chancela formativa para atuação e formação de outros profissionais na área acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Peixoto Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil; Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Administração pela UFPE, com linha de pesquisa em Organização e Sociedade, Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT). Professora de Administração no IFPE, pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa Docente, Profissionalidade e Profissionalização Docentes, Competências Docentes e Desenvolvimento Profissional. Perspectivas freireanas e dialógicas no processo de formação, bem como pautadas na epistemologia da prática, também são seus objetos de pesquisa.

Downloads

Publicado

29-05-2019

Como Citar

MEDEIROS, A. C. P. Memórias da construção e da reconstrução da profissionalização docente: minha experiência na disciplina de Saberes e Profissionalidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–12, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2544. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2544. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos