As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd

que espaço há para a avaliação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2550

Palavras-chave:

Formação de professores, GT8 da ANPEd, Avaliação educacional

Resumo

O presente trabalho, de cunho documental, buscou identificar traços do debate em torno da avaliação educacional na formação dos professores. Para isso, realizamos uma pesquisa tendo como objeto de análise os textos de pesquisas publicadas no GT08 – Formação de Professores nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2005 a 2015. A pesquisa mostrou que nenhum dos 335 textos apresentados nas dez edições mapeadas discutiu a avaliação educacional no contexto da formação de professores. Essa lacuna é preocupante, pois abre espaço para a cultura dos cursos de treinamento profissional oferecidos pelos sistemas de ensino que visam, principalmente, a instrumentalizar professores e gestores escolares para a chamada apropriação de resultados. Essa apropriação cria, mais uma vez, condições para que a avaliação do sistema ganhe espaço sobre a avaliação de sala de aula.

Biografia do Autor

  • Helena Rivelli de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Saberes. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Superior (GRUPES/UFJF).

  • Diovana Paula de Jesus, Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Saberes. Membro do Grupo Educação, Cultura e Comunicação (EDUCCO/UFJF) e do Grupo de Pesquisas em Educação Superior (GRUPES/UFJF).

  • Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É coordenadora do EDUCCO/UFJF e do GRUPES/UFJF. É coordenadora-geral do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFJF e também Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF.

Publicado

18-06-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd: que espaço há para a avaliação?. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2550. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2550. Acesso em: 22 dez. 2024.