As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd
que espaço há para a avaliação?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2550Palavras-chave:
Formação de professores, GT8 da ANPEd, Avaliação educacionalResumo
O presente trabalho, de cunho documental, buscou identificar traços do debate em torno da avaliação educacional na formação dos professores. Para isso, realizamos uma pesquisa tendo como objeto de análise os textos de pesquisas publicadas no GT08 – Formação de Professores nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2005 a 2015. A pesquisa mostrou que nenhum dos 335 textos apresentados nas dez edições mapeadas discutiu a avaliação educacional no contexto da formação de professores. Essa lacuna é preocupante, pois abre espaço para a cultura dos cursos de treinamento profissional oferecidos pelos sistemas de ensino que visam, principalmente, a instrumentalizar professores e gestores escolares para a chamada apropriação de resultados. Essa apropriação cria, mais uma vez, condições para que a avaliação do sistema ganhe espaço sobre a avaliação de sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Helena Rivelli de Oliveira, Diovana Paula de Jesus, Eliane Medeiros Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).