Uma proposta de acolhimento do estudante do Ensino Superior
o ALCE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2554Palavras-chave:
Pedagogia crítica, Cultura Livre, Multiletramentos, Ensino SuperiorResumo
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de criação e desenvolvimento do Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, em funcionamento desde o segundo semestre de 2017. O projeto partiu da dificuldade do estudante, por vários motivos, de inserir-se efetivamente em práticas acadêmicas que são exigência desse nível de ensino. Diante desse diagnóstico, com base em fundamentos da pedagogia crítica de Paulo Freire, da Cultura Livre e de multiletramentos, uma equipe de docentes da Faculdade propôs um ambiente de acolhimento online e presencial. O ALCE tem alcançado seus objetivos, por propiciar ao estudante da Faculdade sentir-se acolhido, participante efetivo de seu curso, respeitado na sua individualidade e motivado a colaborar com o outro.
Downloads
Referências
ALENCAR, Anderson Fernandes de. Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012014-102711/pt-br.php. Acesso em: 31 maio 2018.
ARAÚJO, Ana Rita. Efeito regressivo inicial do Sisu na inclusão socioeconômica foi revertido com integralização da Lei de Cotas. Portal de notícias da UFMG, dez. 2016. Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/046195.shtml. Acesso em: 1 jun. 2018.
BELISÁRIO, Adriano. Sobre guerrilhas e cópias. In: BELISARIO, Adriano; TARIN, Bruno (org.). Copyfight: pirataria e culture livre. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012, p. 75-92.Disponível em:https://crabgrass.riseup.net/assets/118853/COPYFIGHT%20web.pdf#page=76. Acesso em: 7 jun. 2018.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies –Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: new literacies, new learning, Pedagogies: An International Journal, London, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15544800903076044. Acesso em: 2 maio 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. London: Taylor and Francis, 1996. KRESS, Gunther.Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
LEMOS, Zirlene. Estudantes expõem situações de discriminação e falta de diálogo. Portal de notícias da UFMG, maio 2018. Disponível em:https://ufmg.br/comunicacao/noticias/estudantes-expoem-situacoes-de-discriminacao-e-falta-de-dialogo. Acesso em: 1 jun. 2018.
LESSIG, Lawrence. Free culture: how big media uses technology and the law to lock down culture and control creativity. New York: The Penguim Press, 2005.
MATTE, Ana Cristina F. Análise semiótica da sala de aula no tempo da EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal4-vol1-dez-20091.pdf. Acesso em: 19 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Daniervelin Renata Marques Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).