Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão?

Uma rapid review de estudos longitudinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29593

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Estudantes universitários, Ensino superior, Saúde mental

Resumo

Muitos problemas de saúde mental iniciam-se ou são agravados com o ingresso na universidade. O objetivo deste artigo foi identificar fatores relacionados a estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários a partir de estudos longitudinais. Foi realizada uma revisão nas bases de dados: Medline, Web of Science, SCOPUS e PsycInfo. Uma busca adicional foi realizada nos cem primeiros resultados do Google Scholar e nas referências dos artigos elegíveis. Foram identificados dois grupos de fatores: 1) ambientais e/ou sociais: experiências adversas na infância, fragilidade das relações sociais e tempo de exposição às mídias eletrônicas; 2) pessoais: crenças sobre si mesmo, incapacidade de modificar autoatributos, traços de personalidade e cognições disfuncionais ligadas a eventos estressores. Concluiu-se que o conhecimento das causas de estresse, ansiedade e depressão é importante para identificar estudantes em risco e planejar ações que incentivem a busca por ajuda e o desenvolvimento de habilidades para gerenciamento emocional.

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Biografia do Autor

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Ciências da Saúde, especialista em Neuroaprendizagem. Foi professora visitante do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília.

Ricardo Ramos Fragelli, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Ciências Mecânicas, professor adjunto da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, professor da pós-graduação em Design, na área de design educacional.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

FRAGELLI, T. B. O.; FRAGELLI, R. R. Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–21, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29593. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29593. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos