Programa de saúde vocal para professores do ensino superior
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976Palavras-chave:
Saúde vocal, Prevenção, Professores, Ensino superiorResumo
A efetividade da comunicação em sala de aula passa pela utilização adequada da voz pelo professor. O recurso a esta estratégia pedagógica para transmitir conhecimentos aos seus estudantes coloca os professores entre os grupos profissionais que apresentam maior risco de desenvolver alterações vocais ao longo da sua carreira. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de implementação de um programa de saúde vocal para um grupo de docentes do ensino superior. Para além da apresentação dos pressupostos, do funcionamento e da organização dos conteúdos deste programa, são ainda apresentados os principais resultados da percepção dos participantes em relação ao funcionamento da proposta. Os dados mostram que, globalmente, os participantes avaliaram de forma positiva o programa, apresentando contribuições para a melhoria de propostas futuras de iniciativas de prevenção e promoção da saúde vocal dos professores do ensino superior.
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