Gamizoo
uma proposta de material didático para aulas práticas de Zoologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34334Palavras-chave:
Conteúdo digital, Gamificação, Ensino de biologia, ZoologiaResumo
Este trabalho proporciona um conjunto de atividades gamificadas ou jogos como material didático para aulas práticas de Zoologia no contexto do ensino superior. Para isso, quatro jogos do tipo quiz foram desenvolvidos no Genially e no Kahoot, duas plataformas digitais populares para gamificação. Os jogos, chamados gamizoos, foram produzidos com base em práticas de laboratório ou de campo sobre moluscos, insetos e aves. Os recursos utilizados incluíram imagens, ilustrações e áudios para auxiliar o estudo da diversidade dos animais em questão. Os gamizoos têm caráter altamente interativo e os alunos podem utilizá-los para estudo individual ou em grupo. Sugere-se que atividades semelhantes aos gamizoos possam ser planejadas para aulas teóricas, seminários e como atividades de revisão e preparação para os exames da disciplina de Zoologia.
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