A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34551

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação humanizadora, Educação superior

Resumo

O artigo faz parte de uma pesquisa que tem como um dos elementos centrais a educação freiriana. O objetivo do artigo, de caráter teórico, é refletir sobre as possibilidades de processos educativos humanizadores na educação superior, que tenham como propósito a construção da dignidade e da liberdade humana. Em um primeiro momento, tem-se o foco no que significa ser, hoje, um professor comprometido com o processo de humanização, de liberdade e de dignidade dos indivíduos. Em seguida, apresenta-se a contribuição que o processo educativo pode propiciar às pessoas, a fim de fortalecer a humanização e, com isso, ajudar na construção de uma vida mais digna. Na conclusão, ressalta-se a importância de Paulo Freire para o processo educativo e a atuação dos professores da educação superior no desenvolvimento da dignidade e humanização das pessoas.

Biografia do Autor

  • Marcelo Augusto da Costa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

    Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2015). Mestrando em Educação na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. É membro do grupo de pesquisa Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

  • Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

    Mestre e doutora em Educação pela UNISINOS. Pós-doutoramento em Educação pela UMINHO. Professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – PPGE/UCDB. Bolsista de Produtividade do CNPQ. Coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

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Publicado

21-10-2021

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

Como Citar

A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–13, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34551. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34551. Acesso em: 19 dez. 2024.