A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34551Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação humanizadora, Educação superiorResumo
O artigo faz parte de uma pesquisa que tem como um dos elementos centrais a educação freiriana. O objetivo do artigo, de caráter teórico, é refletir sobre as possibilidades de processos educativos humanizadores na educação superior, que tenham como propósito a construção da dignidade e da liberdade humana. Em um primeiro momento, tem-se o foco no que significa ser, hoje, um professor comprometido com o processo de humanização, de liberdade e de dignidade dos indivíduos. Em seguida, apresenta-se a contribuição que o processo educativo pode propiciar às pessoas, a fim de fortalecer a humanização e, com isso, ajudar na construção de uma vida mais digna. Na conclusão, ressalta-se a importância de Paulo Freire para o processo educativo e a atuação dos professores da educação superior no desenvolvimento da dignidade e humanização das pessoas.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual?. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 1098-1117, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/jZgN9bxbKPr8m5SKrNCQr5f/?lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018206868.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e104010, p. 1-19, jan. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144800. Acesso em: 24 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844104010.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, 19 mar. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15003. Acesso em: 1 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Ensinar-aprender: desafios atuais da profissão docente. Revista COCAR, Belém, Edição Especial N2, n. 2, p. 298-318, ago./dez. 2016a. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1035. Acesso em: 15 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v0i2.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. "Ideias-força" do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 15-34, jan./mar. 2016b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cjS9NB4DWjqv8ncCZg7RbDM/?lang=pt. Acesso em: 17 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
LIMA, Licínio Carlos. A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 15, n. 15, p. 41-54, ago. 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1519. Acesso em: 2 maio 2021.
MARCON, Telmo; SCOLARI, Adriel; MEZADRI, Neri José. Educação para a democracia no contexto neoliberal: desafios para superar a subjetividade concorrencial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 00, p. 1-21, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658379. Acesso em: 23 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658379.
ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 133.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 9-26, abr. 2012a. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24249. Acesso em: 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Uma leitura a partir da epistemologia de Paulo Freire: a transversalidade da ética na educação, currículo e ensino. Revista Cocar, Belém, v. 6, n.11, p. 7-16, jan./jul. 2012b. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/209. Acesso em: 21 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v6i11.
STRECK, Danilo Romeu. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WYVSkbkxVBNDd8M7HsjKZSy/?lang=pt. Acesso em: 3 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200012.
![](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_34551_32497_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Augusto da Costa, Ruth Pavan
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).