A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34551

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação humanizadora, Educação superior

Resumo

O artigo faz parte de uma pesquisa que tem como um dos elementos centrais a educação freiriana. O objetivo do artigo, de caráter teórico, é refletir sobre as possibilidades de processos educativos humanizadores na educação superior, que tenham como propósito a construção da dignidade e da liberdade humana. Em um primeiro momento, tem-se o foco no que significa ser, hoje, um professor comprometido com o processo de humanização, de liberdade e de dignidade dos indivíduos. Em seguida, apresenta-se a contribuição que o processo educativo pode propiciar às pessoas, a fim de fortalecer a humanização e, com isso, ajudar na construção de uma vida mais digna. Na conclusão, ressalta-se a importância de Paulo Freire para o processo educativo e a atuação dos professores da educação superior no desenvolvimento da dignidade e humanização das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto da Costa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2015). Mestrando em Educação na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. É membro do grupo de pesquisa Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

Mestre e doutora em Educação pela UNISINOS. Pós-doutoramento em Educação pela UMINHO. Professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – PPGE/UCDB. Bolsista de Produtividade do CNPQ. Coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual?. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 1098-1117, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/jZgN9bxbKPr8m5SKrNCQr5f/?lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018206868.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e104010, p. 1-19, jan. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144800. Acesso em: 24 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844104010.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, 19 mar. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15003. Acesso em: 1 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Ensinar-aprender: desafios atuais da profissão docente. Revista COCAR, Belém, Edição Especial N2, n. 2, p. 298-318, ago./dez. 2016a. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1035. Acesso em: 15 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v0i2.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. "Ideias-força" do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 15-34, jan./mar. 2016b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cjS9NB4DWjqv8ncCZg7RbDM/?lang=pt. Acesso em: 17 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

LIMA, Licínio Carlos. A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 15, n. 15, p. 41-54, ago. 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1519. Acesso em: 2 maio 2021.

MARCON, Telmo; SCOLARI, Adriel; MEZADRI, Neri José. Educação para a democracia no contexto neoliberal: desafios para superar a subjetividade concorrencial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 00, p. 1-21, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658379. Acesso em: 23 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8658379.

ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 133.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 9-26, abr. 2012a. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24249. Acesso em: 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Uma leitura a partir da epistemologia de Paulo Freire: a transversalidade da ética na educação, currículo e ensino. Revista Cocar, Belém, v. 6, n.11, p. 7-16, jan./jul. 2012b. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/209. Acesso em: 21 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v6i11.

STRECK, Danilo Romeu. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WYVSkbkxVBNDd8M7HsjKZSy/?lang=pt. Acesso em: 3 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200012.

Downloads

Publicado

21-10-2021

Como Citar

COSTA, M. A. da .; PAVAN, R. A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–13, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34551. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34551. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire