Visões de professores formadores sobre a formação e exercício da docência do professor de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34573

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação química, Professor formador

Resumo

A presente investigação insere-se no campo de estudos e pesquisas da formação de professores, focalizando em especial a formação de educadores químicos. Nesse contexto, apresenta-se como objetivo entender a função do professor de química em sua profissionalidade, à luz das compreensões dos docentes de um curso de licenciatura em Ciências de uma universidade pública do estado de São Paulo. Para tanto, com base em pressupostos da pesquisa qualitativa, foram entrevistados seis professores formadores por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises foram construídas a partir dos seguintes eixos: i) Entendimento sobre o que é ser professor de química; ii) A profissão forjada na própria trajetória de vida. Os resultados apontam para a valorização da formação inicial, para a relevância das relações aluno-professor e para o entendimento do professor sobre sua identidade profissional.

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Biografia do Autor

Gabrielle Gomes Ferreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Diadema, SP, Brasil.

Graduada em Ciências – Habilitação em Química pela Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Professora de Química para ensino médio.

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Diadema, SP, Brasil.

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo atuando no curso de Ciências – Licenciatura do campus Diadema. Formado em Química-Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor em Educação pela mesma instituição, dedica-se ao campo de pesquisa e estudos da formação inicial e continuada de professores de química.

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Publicado

03-10-2021

Como Citar

FERREIRA, G. G.; ANTUNES-SOUZA, T. Visões de professores formadores sobre a formação e exercício da docência do professor de química. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34573. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos