A docência universitária e os princípios de Paulo Freire
experiências a partir de um curso de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34661Palavras-chave:
Paulo Freire, Docência universitária, Curso de formação docente, Produção do conhecimento, Mudança socialResumo
As reflexões pedagógicas propostas por Paulo Freire fornecem uma bagagem teórica e empírica suficiente para evidenciar melhorias e novos caminhos para a área da educação. Embora voltado, inicialmente, para a educação popular, o legado de Freire expandiu-se para diferentes segmentos educacionais, podendo ser usado na docência universitária. Assim, o objetivo deste estudo é correlacionar os princípios freireanos com a docência universitária, considerando os relatos da literatura, o planejamento e a execução de um curso formativo para docentes universitários. Além de descritivo e qualitativo, o estudo utiliza análise de conteúdo, pesquisa documental e relato de experiência. As evidências revelam que os princípios de Paulo Freire fornecem subsídios para a docência universitária, sobretudo os princípios humanos, demonstrando a necessidade de maior valorização dos princípios sociais e democráticos, rumo a uma educação que promova melhores condições de vida.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Tainá. Princípios freireanos para a formação de um professor de línguas libertador. Fólio: Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 707-728, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5149/4163. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149.
ANTÔNIO, Luísa da Anunciação David; MANUEL, Janice Alexandra da Costa. Importância da relação professor-aluno na educação superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUC, 2015. p. 29889-29897. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22201_10845.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 27-44, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444003.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3046.
BERGER, Thamiris Christine Mendes; PEREIRA, Ana Lucia; COSTA, Cristina. Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30401/19638. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GIFTED, Álaze Gabriel. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Acadêmica de Formação de Professores, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558. Acesso em: 14 jun. 2021.
LIMA, Maria Socorro Lucena; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 71-88, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFvDbRfC5LVsH8fzyj9CcHc/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47203.
MARIN, Vanessa. A docência universitária na tríade ensino-pesquisa-extensão. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 27., 2019, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: Unijuí, 2019. p. 1-15.
MASETTO, Marcos. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antônio (org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1-17.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Docência na universidade ultrapassa preparação para mundo do trabalho. Revista Ensino Superior, Campinas, v. 1, n. 1, jul. 2015. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/docencia-na-universidade-ultrapassa-preparacao-para-mundo-do-trabalho. Acesso em: 14 jun. 2021.
PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti; LIMA, Taissa Santos de. O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 186-210, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76645155011.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; SALES, Taiara de Lima Silva. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 558-579, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26440. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03.
SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NASCIMENTO, Elton Malta. Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 385-405, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12716/8951. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12716.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana: a experiência na cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Revista Interritórios, Caruaru, v. 2, n. 2, p. 70-84, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5049/4327. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5049.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/540/511. Acesso em: 14 jun. 2021.
SILVA, Daniella Oliveira da; MUSSI, Amali de Angelis. Metodologias ativas de aprendizagem: contribuições para a inovação pedagógica na docência universitária. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20., 2016. Feira de Santana. Anais [...] Feira de Santana: UEFS, 2016. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/3165/2557#. Acesso em: 14 jun. 2021.
SILVA, Karina da; BARBOSA, Viviane Almeida. Paulo Freire: saberes da docência no ensino superior, uma reflexão na prática. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v. 5, n. 2, p. 164-182, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/6800. Acesso em: 14 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jorge Santa Anna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).