A docência universitária e os princípios de Paulo Freire

experiências a partir de um curso de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34661

Palavras-chave:

Paulo Freire, Docência universitária, Curso de formação docente, Produção do conhecimento, Mudança social

Resumo

As reflexões pedagógicas propostas por Paulo Freire fornecem uma bagagem teórica e empírica suficiente para evidenciar melhorias e novos caminhos para a área da educação. Embora voltado, inicialmente, para a educação popular, o legado de Freire expandiu-se para diferentes segmentos educacionais, podendo ser usado na docência universitária. Assim, o objetivo deste estudo é correlacionar os princípios freireanos com a docência universitária, considerando os relatos da literatura, o planejamento e a execução de um curso formativo para docentes universitários. Além de descritivo e qualitativo, o estudo utiliza análise de conteúdo, pesquisa documental e relato de experiência. As evidências revelam que os princípios de Paulo Freire fornecem subsídios para a docência universitária, sobretudo os princípios humanos, demonstrando a necessidade de maior valorização dos princípios sociais e democráticos, rumo a uma educação que promova melhores condições de vida.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Biblioteconomia. Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG. Consultor e professor independente nas áreas de normalização bibliográfica, revisão e estruturação de trabalhos acadêmicos. Conselheiro editorial do periódico Pró-Discente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

23-11-2021

Como Citar

SANTA ANNA, J. A docência universitária e os princípios de Paulo Freire: experiências a partir de um curso de formação docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34661. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34661. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire