A docência universitária e os princípios de Paulo Freire

experiências a partir de um curso de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34661

Palavras-chave:

Paulo Freire, Docência universitária, Curso de formação docente, Produção do conhecimento, Mudança social

Resumo

As reflexões pedagógicas propostas por Paulo Freire fornecem uma bagagem teórica e empírica suficiente para evidenciar melhorias e novos caminhos para a área da educação. Embora voltado, inicialmente, para a educação popular, o legado de Freire expandiu-se para diferentes segmentos educacionais, podendo ser usado na docência universitária. Assim, o objetivo deste estudo é correlacionar os princípios freireanos com a docência universitária, considerando os relatos da literatura, o planejamento e a execução de um curso formativo para docentes universitários. Além de descritivo e qualitativo, o estudo utiliza análise de conteúdo, pesquisa documental e relato de experiência. As evidências revelam que os princípios de Paulo Freire fornecem subsídios para a docência universitária, sobretudo os princípios humanos, demonstrando a necessidade de maior valorização dos princípios sociais e democráticos, rumo a uma educação que promova melhores condições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Biblioteconomia. Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG. Consultor e professor independente nas áreas de normalização bibliográfica, revisão e estruturação de trabalhos acadêmicos. Conselheiro editorial do periódico Pró-Discente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ALMEIDA, Tainá. Princípios freireanos para a formação de um professor de línguas libertador. Fólio: Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 707-728, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5149/4163. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149.

ANTÔNIO, Luísa da Anunciação David; MANUEL, Janice Alexandra da Costa. Importância da relação professor-aluno na educação superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUC, 2015. p. 29889-29897. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22201_10845.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 27-44, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444003.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3046.

BERGER, Thamiris Christine Mendes; PEREIRA, Ana Lucia; COSTA, Cristina. Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30401/19638. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GIFTED, Álaze Gabriel. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Acadêmica de Formação de Professores, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558. Acesso em: 14 jun. 2021.

LIMA, Maria Socorro Lucena; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 71-88, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFvDbRfC5LVsH8fzyj9CcHc/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47203.

MARIN, Vanessa. A docência universitária na tríade ensino-pesquisa-extensão. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 27., 2019, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: Unijuí, 2019. p. 1-15.

MASETTO, Marcos. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antônio (org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1-17.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Docência na universidade ultrapassa preparação para mundo do trabalho. Revista Ensino Superior, Campinas, v. 1, n. 1, jul. 2015. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/docencia-na-universidade-ultrapassa-preparacao-para-mundo-do-trabalho. Acesso em: 14 jun. 2021.

PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti; LIMA, Taissa Santos de. O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 186-210, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76645155011.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SALES, Taiara de Lima Silva. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 558-579, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26440. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03.

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NASCIMENTO, Elton Malta. Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 385-405, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12716/8951. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12716.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana: a experiência na cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Revista Interritórios, Caruaru, v. 2, n. 2, p. 70-84, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5049/4327. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5049.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/540/511. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA, Daniella Oliveira da; MUSSI, Amali de Angelis. Metodologias ativas de aprendizagem: contribuições para a inovação pedagógica na docência universitária. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20., 2016. Feira de Santana. Anais [...] Feira de Santana: UEFS, 2016. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/3165/2557#. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA, Karina da; BARBOSA, Viviane Almeida. Paulo Freire: saberes da docência no ensino superior, uma reflexão na prática. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v. 5, n. 2, p. 164-182, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/6800. Acesso em: 14 jun. 2021.

Downloads

Publicado

23-11-2021

Como Citar

SANTA ANNA, J. A docência universitária e os princípios de Paulo Freire: experiências a partir de um curso de formação docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34661. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34661. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire