A docência universitária e os princípios de Paulo Freire

experiências a partir de um curso de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34661

Palavras-chave:

Paulo Freire, Docência universitária, Curso de formação docente, Produção do conhecimento, Mudança social

Resumo

As reflexões pedagógicas propostas por Paulo Freire fornecem uma bagagem teórica e empírica suficiente para evidenciar melhorias e novos caminhos para a área da educação. Embora voltado, inicialmente, para a educação popular, o legado de Freire expandiu-se para diferentes segmentos educacionais, podendo ser usado na docência universitária. Assim, o objetivo deste estudo é correlacionar os princípios freireanos com a docência universitária, considerando os relatos da literatura, o planejamento e a execução de um curso formativo para docentes universitários. Além de descritivo e qualitativo, o estudo utiliza análise de conteúdo, pesquisa documental e relato de experiência. As evidências revelam que os princípios de Paulo Freire fornecem subsídios para a docência universitária, sobretudo os princípios humanos, demonstrando a necessidade de maior valorização dos princípios sociais e democráticos, rumo a uma educação que promova melhores condições de vida.

Biografia do Autor

  • Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Biblioteconomia. Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG. Consultor e professor independente nas áreas de normalização bibliográfica, revisão e estruturação de trabalhos acadêmicos. Conselheiro editorial do periódico Pró-Discente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ALMEIDA, Tainá. Princípios freireanos para a formação de um professor de línguas libertador. Fólio: Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 707-728, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5149/4163. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149.

ANTÔNIO, Luísa da Anunciação David; MANUEL, Janice Alexandra da Costa. Importância da relação professor-aluno na educação superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUC, 2015. p. 29889-29897. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22201_10845.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 27-44, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444003.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3046.

BERGER, Thamiris Christine Mendes; PEREIRA, Ana Lucia; COSTA, Cristina. Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30401/19638. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GIFTED, Álaze Gabriel. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Acadêmica de Formação de Professores, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558. Acesso em: 14 jun. 2021.

LIMA, Maria Socorro Lucena; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 71-88, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFvDbRfC5LVsH8fzyj9CcHc/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47203.

MARIN, Vanessa. A docência universitária na tríade ensino-pesquisa-extensão. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 27., 2019, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: Unijuí, 2019. p. 1-15.

MASETTO, Marcos. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antônio (org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1-17.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Docência na universidade ultrapassa preparação para mundo do trabalho. Revista Ensino Superior, Campinas, v. 1, n. 1, jul. 2015. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/docencia-na-universidade-ultrapassa-preparacao-para-mundo-do-trabalho. Acesso em: 14 jun. 2021.

PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti; LIMA, Taissa Santos de. O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 186-210, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76645155011.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SALES, Taiara de Lima Silva. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 558-579, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26440. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03.

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NASCIMENTO, Elton Malta. Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 385-405, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12716/8951. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12716.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana: a experiência na cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Revista Interritórios, Caruaru, v. 2, n. 2, p. 70-84, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5049/4327. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5049.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/540/511. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA, Daniella Oliveira da; MUSSI, Amali de Angelis. Metodologias ativas de aprendizagem: contribuições para a inovação pedagógica na docência universitária. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20., 2016. Feira de Santana. Anais [...] Feira de Santana: UEFS, 2016. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/3165/2557#. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA, Karina da; BARBOSA, Viviane Almeida. Paulo Freire: saberes da docência no ensino superior, uma reflexão na prática. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v. 5, n. 2, p. 164-182, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/6800. Acesso em: 14 jun. 2021.

Downloads

Publicado

23-11-2021

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

Como Citar

A docência universitária e os princípios de Paulo Freire: experiências a partir de um curso de formação docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34661. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34661. Acesso em: 19 dez. 2024.