Esperança freireana como construção educacional para a formação de professores(as) na África do Sul
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34929Palavras-chave:
Filosofia da educação, Paulo Freire, Pedagogia da esperança, Formação de professores(as)Resumo
O presente artigo argumenta que a política de formação e desenvolvimento de professores(as) na África do Sul carecem de uma filosofia da educação explícita e correspondente pedagogia que promovam transformação e igualdade. Após uma análise de algumas obras de Paulo Freire, argumenta-se que uma práxis de formação de professores(as) encontra na filosofia da educação freireana e na pedagogia da esperança a compreensão de professores(as) como seres inacabados e agentes da esperança. Este artigo oferece uma oportunidade para imaginar o que a Pedagogia da esperança de Freire poderia contribuir para o diálogo acerca da política, publicada em 2011 e revisada em 2015, que define os requerimentos mínimos de qualificação para a formação de professores(as) na África do Sul. Defende-se o papel fundamental que instituições de formação de professores(as) podem desenvolver, contribuindo para a transformação da educação, especialmente quando a filosofia de educação e a pedagogia da esperança são prejudicadas. O artigo conclui com uma proposta de reorientação da política de formação de professores(as).
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