Percepção e sugestão do uso de mapas conceituais em equações diferenciais ordinárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35419

Palavras-chave:

mapa conceitual, aprendizagem significativa, ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com 92 discentes universitários dos cursos de Engenharia da Universidade de Brasília, com o objetivo principal de avaliar o uso de mapas conceituais como recurso didático no ensino de equações diferenciais ordinárias, com base na teoria ausubeliana, que consiste na aquisição do conhecimento pelo ser humano por meio de uma organização hierárquica dos conceitos. Os resultados revelaram, de forma segura, que os mapas conceituais influenciaram significativamente na aprendizagem do conteúdo universitário explorado. A experiência mostrou ser estratégica, na perspectiva de melhorar as práticas educativas, indicando o uso de mapas conceituais como ferramenta pedagógica para o avanço das investigações acerca dos processos de ensino e aprendizagem no universo acadêmico universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Evangelista, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professora associada da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus São José do Rio Preto, e doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Barros de Sales, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professor associado da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Ciência da Computação pela Université Paul Sabatier (UPS – Toulouse III).

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BARBOSA, Jaqueline Almeida Guimarães; MATOS, Selme Siqueira. Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Docência no Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 140-155, jul/dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2452/1465. Acesso em: 20 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2452.

BALLEJO, Clarissa Coragem; VIALI, Lori. Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o GeoGebra no 6º ano do ensino fundamental. Revista Boletim online de Educação Matemática, Joinville, v. 6, n. 12, p. 1-20, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13269/9652. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06122018001.

BLASZKO, Caroline Elizabel; UJIIE, Nájela Tavares. O mapa conceitual como ferramenta curricular e metodológica: aplicação na disciplina de Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 9, n. 4, p. 94-105, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/517/421. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Reuni. Brasília: 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência: Olhares e Pesquisas em Saberes Educacionais, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022.

COGO, Ana Luísa Petersen; PEDRO, Eva Néri Rubim; SILVA, Ana Paula Scheffer Schell da; SPECHT, Andréia Martins. Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 482-488, jul./set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/cfPYvFzDWz3qZqvtyPrNfvw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2021.

CÔRREA, Ronise Ribeiro; CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Mapa conceitual com proposições incorretas: uma nova proposta de instrumento avaliativo. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 9, n. 4, p. 143-164, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/520/418. Acesso em: 05 abr. 2021.

EVANGELISTA, Tatiane da Silva. Cálculo em quadrinhos: relato de experiência. Revista Internacional do Ensino Superior, Campinas, v. 6, e020007, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654896/20834. Acesso em: 08 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654896.

FERREIRA, Allan Silva; ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática. Revista Boletim online de Educação Matemática, Joinville, v. 6, n. 10, p. 82-102, ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11731/8594. Acesso em: 19 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06102018082.

FIORI, Sérgio Ricardo; DE LUCENA, Rodolpho Willian Alves. O uso da comunicação visual na Geografia: a ilustração nos ambientes escolar, acadêmico e profissional. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 75, p. 117-136, jun. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777/29011. Acesso em: 14 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG217550777.

MACHADO, Cristiane Tolentino; CARVALHO, Ana Amélia. Mapa Conceitual como ferramenta de aprendizagem no ensino superior. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 35, n. 110, p. 187-201, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9071. Acesso em: 07 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; SOUZA, Paulo Victor Santos; LOURENÇO, Ariane Baffa. Mapas conceituais e a elaboração de conhecimento científico na história da Ciência: algumas aproximações teóricas. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21017, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pTQW3tytGWJwjDh86MzdvsM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210017.

MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares; MELLO, Maria Helena Soares. Mudanças no ensino de Cálculo I: histórico e perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: ABENGE, 2001, p. 8-13.

NERI, Hermes Gustavo Fernandes; FARIA, Maryelly Silva; CARDOSO, Dayane Carvalho; TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Mapas conceituais e a avaliação de aprendizagens de estudantes da educação básica no desenvolvimento de projetos com tecnologias digitais. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 9, n. 4, p. 47-65, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/515/423. Acesso em: 09 jun. 2021.

NOVAK, Joseph Donald; GOWIN, Dixie Bob. Aprender a aprender. Tradução de Carla Valadares. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

RIBEIRO, Darcy. Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas. Brasília: Editora Unb, 2011.

SALES, André Barros de; COELHO, Lucas Douglas Nóbrega; SALES, Márcia Barros de. O uso de mapas conceituais como recurso didático para aprendizagem de conceitos na disciplina de Interação Humano-Computador. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 9, n. 14, p. 66-72, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p66/24259. Acesso em: 28 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p66.

SALES, André Barros de; ANDRADE, Marcelino Monteiro. Impacto da alta evolução do número de discentes do curso de graduação em Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, p. 441-449, 2020. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1795/1007#. Acesso em: 25 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v39p441-449.2020.

SALES, André Barros; SOARES, Paula Meyer; EVANGELISTA, Tatiane da Silva. Factors influencing undergraduate software engineering course choice among students. In: COMPUTER ON THE BEACH, 12., 2021. Itajaí. Anais [...] Itajaí: UNIVALI, 2021, p. 9-13. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/acotb/article/view/17375. Acesso em: 23 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.14210/cotb.v12.p009-013.

SILVA, Diana Guimarães; VIEIRA, Helena Assunção; ALVES, Roselaine; ALVES, Roseane; SILVA, Eduarda Cavalcanti Pereira da; NEVES, Ricardo Ferreira das. A Compreensão dos estudantes sobre poluição a partir do uso de mapas conceituais. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013. Recife. Recife: UFRPE, 2013, p. 1-3.

SOUZA, Ruberley Rodrigues; NARDI, Roberto. Mapas conceituais e concepções alternativas em Física: uma proposta de estruturação. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vila Velha, v. 5, n. 4, p. 187-206, dez. 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/139/134. Acesso em: 21 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.139.

Publicado

08-04-2022

Como Citar

EVANGELISTA, T. da S.; SALES, A. B. de . Percepção e sugestão do uso de mapas conceituais em equações diferenciais ordinárias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35419. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35419. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos