Percepção e sugestão do uso de mapas conceituais em equações diferenciais ordinárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35419

Palavras-chave:

mapa conceitual, aprendizagem significativa, ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com 92 discentes universitários dos cursos de Engenharia da Universidade de Brasília, com o objetivo principal de avaliar o uso de mapas conceituais como recurso didático no ensino de equações diferenciais ordinárias, com base na teoria ausubeliana, que consiste na aquisição do conhecimento pelo ser humano por meio de uma organização hierárquica dos conceitos. Os resultados revelaram, de forma segura, que os mapas conceituais influenciaram significativamente na aprendizagem do conteúdo universitário explorado. A experiência mostrou ser estratégica, na perspectiva de melhorar as práticas educativas, indicando o uso de mapas conceituais como ferramenta pedagógica para o avanço das investigações acerca dos processos de ensino e aprendizagem no universo acadêmico universitário.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva Evangelista, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professora associada da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus São José do Rio Preto, e doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Barros de Sales, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professor associado da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Ciência da Computação pela Université Paul Sabatier (UPS – Toulouse III).

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Publicado

08-04-2022

Como Citar

EVANGELISTA, T. da S.; SALES, A. B. de . Percepção e sugestão do uso de mapas conceituais em equações diferenciais ordinárias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35419. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35419. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos