Relação opressor-oprimido na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35433Palavras-chave:
Paulo Freire, Práxis, Educação problematizadoraResumo
A pandemia e o fortalecimento da relação opressor-oprimido vêm caracterizando tempos difíceis no Brasil, marcados por momentos de avanço do conservadorismo e do questionamento de valores sociais e educacionais. Neste ensaio, revisitamos as obras freirianas para dialogar sobre o oprimido da contemporaneidade e como a práxis libertadora na docência pode superar a opressão, de forma a restaurar a humanidade. A pesquisa privilegia a abordagem de natureza qualitativa e elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico. Na análise, a educação problematizadora pode ser o caminho para a promoção de debates sobre problemas sociais, econômicos, políticos e culturais, levando à verdadeira participação e formação transformadora do educando. A perspectiva teórico-metodológica freiriana torna-se de extrema relevância no atual contexto político, por possibilitar ao oprimido condições de identificar a alienação das massas populares pelas narrativas, pelos meios de comunicação e pela sua relação com o mundo.
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