Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire

Autores

  • Leôncio Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35703

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pós-graduação, Diálogo, Participação

Resumo

O texto apresenta a origem e o desenvolvimento de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre a contribuição do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de contextualizar o surgimento da disciplina, dados de seus participantes, a relação entre seus interesses de pesquisa e Paulo Freire, bem como as temáticas e o conteúdo trabalhado. Visando coerência com os princípios freireanos, o curso buscou introduzir uma metodologia de ensino e aprendizagem diferenciada, incentivando a exploração de recursos pedagógicos e propondo distintas estratégias de avaliação. Foram ouvidos alguns participantes que cursaram a disciplina ao longo dos anos, sobre três aspectos: interesse em participar, contribuição para a pesquisa e citação em suas dissertações ou teses da contribuição de Freire. Pelos depoimentos dos pós-graduandos, constata-se a incorporação dos conceitos formulados por Freire em suas pesquisas e nas práticas educativas em que estão inseridos.

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Biografia do Autor

Leôncio Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em educação pela UFMG; doutorado, também em educação, pela Universidade de São Paulo; pós-doutoramentos pela Universidade Federal Fluminense e pelo Northern Illinois University. Pesquisa e publica na área de educação, com ênfase em educação de jovens e adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

SOARES, L. G. Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35703. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35703. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire