Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire

Autores

  • Leôncio Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35703

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pós-graduação, Diálogo, Participação

Resumo

O texto apresenta a origem e o desenvolvimento de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre a contribuição do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de contextualizar o surgimento da disciplina, dados de seus participantes, a relação entre seus interesses de pesquisa e Paulo Freire, bem como as temáticas e o conteúdo trabalhado. Visando coerência com os princípios freireanos, o curso buscou introduzir uma metodologia de ensino e aprendizagem diferenciada, incentivando a exploração de recursos pedagógicos e propondo distintas estratégias de avaliação. Foram ouvidos alguns participantes que cursaram a disciplina ao longo dos anos, sobre três aspectos: interesse em participar, contribuição para a pesquisa e citação em suas dissertações ou teses da contribuição de Freire. Pelos depoimentos dos pós-graduandos, constata-se a incorporação dos conceitos formulados por Freire em suas pesquisas e nas práticas educativas em que estão inseridos.

Biografia do Autor

  • Leôncio Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em educação pela UFMG; doutorado, também em educação, pela Universidade de São Paulo; pós-doutoramentos pela Universidade Federal Fluminense e pelo Northern Illinois University. Pesquisa e publica na área de educação, com ênfase em educação de jovens e adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Recuperar a humanidade roubada. In: ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 238-251.

FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-8, dez. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7589. Acesso em: 10 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 17. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Do direito e do dever de mudar o mundo. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 53-63.

FREIRE, Paulo. Paulo Freire [Entrevista concedida a Edney Silvestre]. In: SILVESTRE, Edney. Contestadores: entrevistas notáveis. São Paulo: Francis. 2003. p. 327-342

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GARRIDO, Felipe Andres Zurita. Las políticas públicas sobre el trabajo docente en Chile: análisis de la configuración estatal de la docencia durante la dictadura militar (1973-1990). 2017. 355 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2017.

GARZON, Adriana Marcela Monroy. Educação crítica libertadora para a sexualidade do adolescente na escola rural, na Colômbia e no Brasil. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, UFMG, Belo Horizonte, 2019.

GONTIJO, Pollyana Anício Magalhães. Capacitação de Membros dos Comitês de Ética em Pesquisa do Município de Belo Horizonte, Minas Gerais através do E-Learning TRREE. 2017. 296 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical) – Faculdade de Medicina, UFMG, Belo Horizonte, 2017.

GONZÁLEZ-PEÑA, María Victoria. Gestión de la extensión universitaria con enfoque intercultural en condiciones de universalización. 2012. Tese (Doctorado) – Universidad de Camagüey, Cuba, 2012.

MACEDO, Juliana Gouthier. Identidades forjadas em brancos: ensino de arte e interculturalidade. 2013. 199 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, UFMG, Belo Horizonte, 2013.

HADDAD, Sérgio. O educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.

PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte, 2008.

PEREIRA, Júlio Cezar Matos. Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2017.

SIMÕES, Alan Caldas. No princípio era o caos: limites e possibilidades das práticas de aprendizagem musical informal na escola. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, UFMG, Belo Horizonte, 2019.

SOARES, Leôncio; SILVA, Fernanda. Memória em forma de relatos de aula: mais que recordação, um instrumento de trabalho na formação do educador de jovens e adultos. In: SAMPAIO, Marisa; ALMEIDA, Rosilene (org.). Práticas de educação de jovens e adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 221-232.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

Como Citar

Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35703. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35703. Acesso em: 24 dez. 2024.