13 anos ensinando Freire nos EUA
um autoestudo sobre o início de uma experiência político-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.36788Palavras-chave:
Paulo Freire, Justiça social, Autoestudo, Prática político-pedagógica, EUAResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um autoestudo sobre a minha prática político-pedagógica nos EUA, entre 2004 e 2016, ao lecionar a disciplina Paulo Freire and Education for Social Justice em programas de pós-graduação em educação daquele país. Apresento, um pouco mais detalhadamente, o início dessa experiência na Universidade de Wisconsin-Madison – inclusive sobre como foi o primeiro dia de aula. Além disso, tem-se um panorama sobre como os cursos foram desenvolvidos nesses 13 anos, no país vizinho do Norte, destacando-se os planejamentos e as avaliações. Por fim, seguindo orientações metodológicas, apresento uma síntese sobre as principais aprendizagens construídas a partir dessa experiência e a influência nas mudanças nos meus modos de ser um formador de professores.
Referências
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A práxis freiriana e os princípios educacionais do MST. Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 29, p. 341-352, 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1165. Acesso em: 25 nov. 2021.
FELDMAN, Allan. Validity and quality in self-study. Educational Researcher, v. 32, n. 3, p. 26-28, 2003. DOI: http://doi.org/10.3102/0013189X032003026.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the heart. New York: Continuum, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. 20th-anniversary ed. New York: Continuum, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba: Villa das Letras, 2008.
HAMILTON, Mary Lynn; PINNEGAR, Stefinee. Conclusion: the value and the promise of self-study. In: HAMILTON, Mary Lynn (ed.). Reconceptualizing teaching practice: self-study in teacher education. London: Falmer Press, 1998, p. 235-246.
LOUGHRAN, John et. al. A construção do conhecimento e o aprender sobre o ensino. In: FLORES, Maria Assunção; VEIGA SIMÃO, Ana Maria (org.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Mangualde: Edições Pedago, 2009, p. 17-37.
SOUZA, Maria Inês Galvão Flores Marcondes; FERNANDES, Maria Assunção Flores. O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 297-306, maio-ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/13331. Acesso em: 25 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julio Emilio Diniz-Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).