13 anos ensinando Freire nos EUA

um autoestudo sobre o início de uma experiência político-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.36788

Palavras-chave:

Paulo Freire, Justiça social, Autoestudo, Prática político-pedagógica, EUA

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um autoestudo sobre a minha prática político-pedagógica nos EUA, entre 2004 e 2016, ao lecionar a disciplina Paulo Freire and Education for Social Justice em programas de pós-graduação em educação daquele país. Apresento, um pouco mais detalhadamente, o início dessa experiência na Universidade de Wisconsin-Madison – inclusive sobre como foi o primeiro dia de aula. Além disso, tem-se um panorama sobre como os cursos foram desenvolvidos nesses 13 anos, no país vizinho do Norte, destacando-se os planejamentos e as avaliações. Por fim, seguindo orientações metodológicas, apresento uma síntese sobre as principais aprendizagens construídas a partir dessa experiência e a influência nas mudanças nos meus modos de ser um formador de professores.

Biografia do Autor

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Doutor (Ph.D.) em Educação, mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação Docente, pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

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Publicado

09-12-2021

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

Como Citar

13 anos ensinando Freire nos EUA: um autoestudo sobre o início de uma experiência político-pedagógica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.36788. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36788. Acesso em: 19 dez. 2024.