Saúde mental e pandemia
percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38416Palavras-chave:
saúde mental, pandemia, COVID-19, emoções, ensino superiorResumo
As restrições impostas com a chegada de uma crise sanitária mundial, agravada por elementos do contexto brasileiro, modificaram a dinâmica das instituições de ensino e causaram prejuízos à comunidade acadêmica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes do curso de graduação em Administração de um instituto federal brasileiro. Por meio de questionários on-line disponibilizados em 2020 e 2021, foram mapeados os impactos emocionais da pandemia de covid-19 nos respondentes. No caso dos estudantes pesquisados, os dados apontam a ocorrência de momentos de tristeza, medo e solidão, por exemplo. Esses aspectos reforçam a importância do contato presencial entre membros da comunidade acadêmica como parte constituinte do processo educativo. Além disso, destaca-se que intervenções psicológicas podem desempenhar papel relevante na forma de lidar com as implicações na saúde mental em decorrência de momentos como os tempos pandêmicos.
Downloads
Referências
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013.
ARAÚJO, Francisco Jonathan; LIMA, Ligia Samara Abrantes; CIDADE, Pedro Ivo Martins; NOBRE, Camila Bezerra; ROLIM NETO, Modesto Leite. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry research, Amsterdam, v. 288, p. 112977, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120307009?casa_token=BvQUdvBVc8sAAAAA:PDLxqT3a8iSm_t4HrdEDmmQ93RM1eXf4pKOAMqa6ZPiDgLLpAPgP-nF76MnyiYoQVvqbZXrix8Mz. Acesso em: 07 set. 2022.
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 7. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008.
BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565. Acesso em: 07 set. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.
CARNEIRO, Leonardo; RODRIGUES, Waldecy; FRANÇA, George; PRATA, David Nadler. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia covid-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista; v. 9, n. 8, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485. Acesso em: 07 set. 2022.
CASAGRANDE, Edineia. As propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
CORREIA, Inês Ferraz Sá. Processos de resiliência em estudantes universitários que trabalham: estudo exploratório durante a pandemia covid-19. 2021.
COSTA, Juliana Pessoa; JORGE, Maria Salete Bessa; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; COSTA, Edmara Chaves; HOLANDA, Ítala Thaise Aguiar. A reforma psiquiátrica e seus desdobramentos: representações sociais dos profissionais e usuários da atenção psicossocial. Psicologia e Saber Social, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 35-45, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2016.15855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/15855. Acesso em: 07 set. 2022.
DONIDA, Giovana Chirinéia; PAVONI, Rafaella Ferrari; SANGALETTE, Beatriz Sobrinho; TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi; TOLEDO, Gustavo Lopes. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da covid-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-422. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/28738. Acesso em: 07 set. 2022.
FERTONANI, Hosanna Pattrig; PIRES, Denise Elvira Pires de; BIFF, Daiane; SCHERER, Magda Duarte. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, 2015.DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015206.13272014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZtnLRysBYTmdC9jw9wy7hKQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.
GAINO, Loraine Vivian; SOUZA, Jacqueline; CIRINEU, Cleber Tiago; TULIMOSKY, Talissa Daniele. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/149449. Acesso em: 07 set. 2022.
GHIRALDELLI, Reginaldo. Trabalho, reformas ultraliberais, desigualdades e pandemia no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00326. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/W8rSX37Twg9k7KTCCKdFDkp/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.
GUNDIM, Vivian Andrade; ENCARNAÇÃO, Jhonatta Pereira da; SANTOS, Flávia Costa; SANTOS, Josenaide Engracia dos; VASCONCELLOS, Erika Antunes; SOUZA, Rozemere Cardoso de. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, 2021. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293. Acesso em: 07 set. 2022.
IDEC. Instituto de Defesa do Consumidor. Acesso à internet residencial dos estudantes. São Paulo: IDEC, 2021. Disponível em: https://idec.org.br/arquivos/pesquisas-acesso-internet/idec_pesquisa-acesso-internet_acesso-a-internet-residencial-dos-estudantes.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.
MAURIEL, Ana Paula Ornellas. Crise, pandemia e suas manifestações no Brasil. Revista Direitos, Trabalho e Política Social, Cuiabá, v. 7, n. 12, p. 41-63, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/11605. Acesso em: 07 set. 2022.
MENDES, René. Conceito de patologia do trabalho. In: MENDES, René (org.). Patologia do trabalho. São Paulo: Atheneu, v.1, p. 47-92, 2007.
MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa América Frutos. Impactos da pandemia na vida académica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, Angola, v. 2, n. 3, p. 53-67, 2020. Disponível em: https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205. Acesso em: 07 set. 2022.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) - 1947. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude. Acesso em: 21 dez. 2021.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Saúde mental: fortalecendo nossa resposta, 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response. Acesso em: 21 dez. 2021.
PRATES, Jane Cruz. Refrações da crise sanitária, econômica e política no Brasil. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 19, n. 1, e38839, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.38839. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fass/article/view/38839. Acesso em: 07 set. 2022.
RIBEIRO, Lahanna da Silva; BRAGÉ, Émilly Giacomelli; RAMOS, Domênica Bossardi; FIALHO, Inara Rahde; VINHOLES, Daniele Botelho; LACCHINI, Annie Bisso. Efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 34, 2021. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO03423. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/MK9sk5bjx8BqFNsFqMpXs5z/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.
SABIN, Albert. Pandemia deteriora saúde mental nas Américas e deixa claro que assunto não pode mais ser negligenciado. Albert Sabin News, Notícias, 10 de dezembro de 2021. Disponível em: https://albertsabin.com/pandemia-deteriora-saude-mental-nas-americas-e-deixa-claro-que-assunto-nao-pode-mais-ser-negligenciado. Acesso em: 21 dez. 2021.
SALVAGNI, Julice; WOJCICHOSKI, Nicole; GUERIN, Marina. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, e38898, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/38898. Acesso em: 05 set. 2022.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maríadel Baptista. Metodologia de pesquisa. São Paulo: Penso, 2013.
SANTOS, José Alcides Figueiredo. Covid-19, causas fundamentais, classe social e território. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00280. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/SHD6bj9xgZQvbHGgycCTyJN/?lang=pt. Acesso em 20 out. 2022.
SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/L6j64vKkynZH9Gc4PtNWQng/. Acesso em: 05 set. 2022.
SILVA, Andrey Ferreira da; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/yx7V4TkBTMGZdthMQmyQy7R/?format=html&lang=pt. Acesso em: 05 set. 2022.
SUNDE, Rosário Martinho. Impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/16348. Acesso em: 05 set. 2022.
TAUSCH, Amy; SOUZA, Renato Oliveira; VICIANA, Carmem Martinez; CAYETANO, Claudina; BARBOSA, Jarbas; HENNIS, Anselm J. M. Strengthening mental health responses to covid-19 in the Americas: a health policy analysis and recommendations. The Lancet Regional Health-Americas, Miami, v. 5, p. 100118, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lana.2021.100118. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667193X21001149. Acesso em: 05 set. 2022.
TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia; COSTA, Ricardo Alves; MATTOS, Roberta Machado. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da corona vírus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 70, p. 21-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/yjxwLdpJ6q5CJJCpPNxKr5R/?lang=pt&format=html. Acesso em: 05 set. 2022.
WU, Di; WU, Tiantian; LIU, Qun; YANG, Zhicong. The SARS-CoV-2 outbreak what we know. International Journal of Infectious Diseases, Netherlands, v. 94, p. 44-48, March, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijid.2020.03.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971220301235. Acesso em: 05 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renato Koch Colomby , Taíse Fátima Mattei, Francieli de Assunção, Julice Salvagni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).