Saúde mental e pandemia

percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38416

Palavras-chave:

saúde mental, pandemia, COVID-19, emoções, ensino superior

Resumo

As restrições impostas com a chegada de uma crise sanitária mundial, agravada por elementos do contexto brasileiro, modificaram a dinâmica das instituições de ensino e causaram prejuízos à comunidade acadêmica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes do curso de graduação em Administração de um instituto federal brasileiro. Por meio de questionários on-line disponibilizados em 2020 e 2021, foram mapeados os impactos emocionais da pandemia de covid-19 nos respondentes. No caso dos estudantes pesquisados, os dados apontam a ocorrência de momentos de tristeza, medo e solidão, por exemplo. Esses aspectos reforçam a importância do contato presencial entre membros da comunidade acadêmica como parte constituinte do processo educativo. Além disso, destaca-se que intervenções psicológicas podem desempenhar papel relevante na forma de lidar com as implicações na saúde mental em decorrência de momentos como os tempos pandêmicos.

Biografia do Autor

  • Renato Koch Colomby , Instituto Federal do Paraná (IFPR), Palmas, PR, Brasil.

    Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

  • Taíse Fátima Mattei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, PR, Brasil.

    Doutora em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora colaboradora na UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

  • Francieli de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formada em Magistério pelo Instituto de Educação General Flores da Cunha. Integrante do NEPT – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas. Tem como interesses de pesquisa as temáticas ligadas ao suicídio, à formação em psicologia e à psicologia da educação.

  • Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Professora adjunta no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais e Psicóloga pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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20-10-2022

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Artigos

Como Citar

Saúde mental e pandemia: percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38416. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38416. Acesso em: 19 dez. 2024.