Saúde mental e pandemia

percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38416

Palavras-chave:

saúde mental, pandemia, COVID-19, emoções, ensino superior

Resumo

As restrições impostas com a chegada de uma crise sanitária mundial, agravada por elementos do contexto brasileiro, modificaram a dinâmica das instituições de ensino e causaram prejuízos à comunidade acadêmica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a saúde mental dos estudantes do curso de graduação em Administração de um instituto federal brasileiro. Por meio de questionários on-line disponibilizados em 2020 e 2021, foram mapeados os impactos emocionais da pandemia de covid-19 nos respondentes. No caso dos estudantes pesquisados, os dados apontam a ocorrência de momentos de tristeza, medo e solidão, por exemplo. Esses aspectos reforçam a importância do contato presencial entre membros da comunidade acadêmica como parte constituinte do processo educativo. Além disso, destaca-se que intervenções psicológicas podem desempenhar papel relevante na forma de lidar com as implicações na saúde mental em decorrência de momentos como os tempos pandêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Koch Colomby , Instituto Federal do Paraná (IFPR), Palmas, PR, Brasil.

Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

Taíse Fátima Mattei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, PR, Brasil.

Doutora em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora colaboradora na UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão.

Francieli de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formada em Magistério pelo Instituto de Educação General Flores da Cunha. Integrante do NEPT – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas. Tem como interesses de pesquisa as temáticas ligadas ao suicídio, à formação em psicologia e à psicologia da educação.

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora adjunta no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais e Psicóloga pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013.

ARAÚJO, Francisco Jonathan; LIMA, Ligia Samara Abrantes; CIDADE, Pedro Ivo Martins; NOBRE, Camila Bezerra; ROLIM NETO, Modesto Leite. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry research, Amsterdam, v. 288, p. 112977, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120307009?casa_token=BvQUdvBVc8sAAAAA:PDLxqT3a8iSm_t4HrdEDmmQ93RM1eXf4pKOAMqa6ZPiDgLLpAPgP-nF76MnyiYoQVvqbZXrix8Mz. Acesso em: 07 set. 2022.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 7. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565. Acesso em: 07 set. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.

CARNEIRO, Leonardo; RODRIGUES, Waldecy; FRANÇA, George; PRATA, David Nadler. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia covid-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista; v. 9, n. 8, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485. Acesso em: 07 set. 2022.

CASAGRANDE, Edineia. As propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

CORREIA, Inês Ferraz Sá. Processos de resiliência em estudantes universitários que trabalham: estudo exploratório durante a pandemia covid-19. 2021.

COSTA, Juliana Pessoa; JORGE, Maria Salete Bessa; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; COSTA, Edmara Chaves; HOLANDA, Ítala Thaise Aguiar. A reforma psiquiátrica e seus desdobramentos: representações sociais dos profissionais e usuários da atenção psicossocial. Psicologia e Saber Social, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 35-45, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2016.15855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/15855. Acesso em: 07 set. 2022.

DONIDA, Giovana Chirinéia; PAVONI, Rafaella Ferrari; SANGALETTE, Beatriz Sobrinho; TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi; TOLEDO, Gustavo Lopes. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da covid-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-422. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/28738. Acesso em: 07 set. 2022.

FERTONANI, Hosanna Pattrig; PIRES, Denise Elvira Pires de; BIFF, Daiane; SCHERER, Magda Duarte. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, 2015.DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015206.13272014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZtnLRysBYTmdC9jw9wy7hKQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.

GAINO, Loraine Vivian; SOUZA, Jacqueline; CIRINEU, Cleber Tiago; TULIMOSKY, Talissa Daniele. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/149449. Acesso em: 07 set. 2022.

GHIRALDELLI, Reginaldo. Trabalho, reformas ultraliberais, desigualdades e pandemia no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00326. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/W8rSX37Twg9k7KTCCKdFDkp/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.

GUNDIM, Vivian Andrade; ENCARNAÇÃO, Jhonatta Pereira da; SANTOS, Flávia Costa; SANTOS, Josenaide Engracia dos; VASCONCELLOS, Erika Antunes; SOUZA, Rozemere Cardoso de. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, 2021. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293. Acesso em: 07 set. 2022.

IDEC. Instituto de Defesa do Consumidor. Acesso à internet residencial dos estudantes. São Paulo: IDEC, 2021. Disponível em: https://idec.org.br/arquivos/pesquisas-acesso-internet/idec_pesquisa-acesso-internet_acesso-a-internet-residencial-dos-estudantes.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.

MAURIEL, Ana Paula Ornellas. Crise, pandemia e suas manifestações no Brasil. Revista Direitos, Trabalho e Política Social, Cuiabá, v. 7, n. 12, p. 41-63, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/11605. Acesso em: 07 set. 2022.

MENDES, René. Conceito de patologia do trabalho. In: MENDES, René (org.). Patologia do trabalho. São Paulo: Atheneu, v.1, p. 47-92, 2007.

MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa América Frutos. Impactos da pandemia na vida académica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, Angola, v. 2, n. 3, p. 53-67, 2020. Disponível em: https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205. Acesso em: 07 set. 2022.

OMS – Organização Mundial da Saúde. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) - 1947. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude. Acesso em: 21 dez. 2021.

OMS – Organização Mundial da Saúde. Saúde mental: fortalecendo nossa resposta, 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response. Acesso em: 21 dez. 2021.

PRATES, Jane Cruz. Refrações da crise sanitária, econômica e política no Brasil. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 19, n. 1, e38839, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.38839. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fass/article/view/38839. Acesso em: 07 set. 2022.

RIBEIRO, Lahanna da Silva; BRAGÉ, Émilly Giacomelli; RAMOS, Domênica Bossardi; FIALHO, Inara Rahde; VINHOLES, Daniele Botelho; LACCHINI, Annie Bisso. Efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 34, 2021. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO03423. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/MK9sk5bjx8BqFNsFqMpXs5z/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.

SABIN, Albert. Pandemia deteriora saúde mental nas Américas e deixa claro que assunto não pode mais ser negligenciado. Albert Sabin News, Notícias, 10 de dezembro de 2021. Disponível em: https://albertsabin.com/pandemia-deteriora-saude-mental-nas-americas-e-deixa-claro-que-assunto-nao-pode-mais-ser-negligenciado. Acesso em: 21 dez. 2021.

SALVAGNI, Julice; WOJCICHOSKI, Nicole; GUERIN, Marina. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, e38898, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/38898. Acesso em: 05 set. 2022.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maríadel Baptista. Metodologia de pesquisa. São Paulo: Penso, 2013.

SANTOS, José Alcides Figueiredo. Covid-19, causas fundamentais, classe social e território. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00280. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/SHD6bj9xgZQvbHGgycCTyJN/?lang=pt. Acesso em 20 out. 2022.

SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/L6j64vKkynZH9Gc4PtNWQng/. Acesso em: 05 set. 2022.

SILVA, Andrey Ferreira da; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/yx7V4TkBTMGZdthMQmyQy7R/?format=html&lang=pt. Acesso em: 05 set. 2022.

SUNDE, Rosário Martinho. Impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/16348. Acesso em: 05 set. 2022.

TAUSCH, Amy; SOUZA, Renato Oliveira; VICIANA, Carmem Martinez; CAYETANO, Claudina; BARBOSA, Jarbas; HENNIS, Anselm J. M. Strengthening mental health responses to covid-19 in the Americas: a health policy analysis and recommendations. The Lancet Regional Health-Americas, Miami, v. 5, p. 100118, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lana.2021.100118. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667193X21001149. Acesso em: 05 set. 2022.

TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia; COSTA, Ricardo Alves; MATTOS, Roberta Machado. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da corona vírus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 70, p. 21-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/yjxwLdpJ6q5CJJCpPNxKr5R/?lang=pt&format=html. Acesso em: 05 set. 2022.

WU, Di; WU, Tiantian; LIU, Qun; YANG, Zhicong. The SARS-CoV-2 outbreak what we know. International Journal of Infectious Diseases, Netherlands, v. 94, p. 44-48, March, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijid.2020.03.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971220301235. Acesso em: 05 set. 2022.

Downloads

Publicado

20-10-2022

Como Citar

COLOMBY , R. K. .; MATTEI, T. F. .; ASSUNÇÃO, F. de .; SALVAGNI, J. Saúde mental e pandemia: percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38416. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38416. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos