Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39006

Palavras-chave:

manufatura aditiva, impressão 3D, tecnologia assistiva, estratégias pedagógicas, recursos assistivos

Resumo

Para promover a inclusão de estudantes com deficiência, é possível utilizar materiais personalizados e fabricados na impressora 3D, com o intuito de facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados durante as aulas. Nesse contexto, este estudo objetiva desenvolver materiais que auxiliem no aprendizado e na mobilidade de pessoas com deficiência a partir de tecnologias de escaneamento tridimensional e manufatura aditiva. No período de março de 2019 a dezembro de 2021, foram entrevistados nove alunos com deficiência em uma universidade. Posteriormente, os pesquisadores acompanharam algumas aulas destes alunos para compreender suas demandas. Desta forma, as ideias foram projetadas e materializadas para serem validadas e aprimoradas. Concomitantemente, para otimizar o gerenciamento dos projetos, foram empregadas metodologias de priorização das demandas com o estabelecimento de prazos para a confecção das peças. Observou-se que tais materiais foram utilizados por alunos com deficiência e sem deficiência, demonstrando contribuições no processo de aprendizagem e no convívio social.

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Biografia do Autor

Taciana Ramos Luz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica do Laboratório de Bioengenharia (LabBio) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduanda em Engenharia Mecânica e Engenharia de Software pela Unicesumar. Mestre em Engenharia de Produção pelo Laboratório Integrado de Produção e Saúde (LIPES) da UFMG (2012). Graduada em Fisioterapia, também pela UFMG (2009).

Rudolf Huebner, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG. Graduado em Engenharia Mecânica, também pela UFMG.

Gabriel Vieira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador voluntário em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

Natália Lara Mota Maia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa de projetos na área de tecnologia assistiva e inclusão social, no Laboratório PARAMEC e no Laboratório de Bioengenharia (LabBio), ambos vinculados à UFMG.

Álvaro França, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador voluntário em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

Crislaine Gomes Arrais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora voluntária em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

LUZ, T. R. .; HUEBNER, R.; SILVA, G. V.; MAIA, N. L. M.; FRANÇA, Álvaro .; ARRAIS, C. G. . Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–26, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39006. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão