Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39006Palavras-chave:
manufatura aditiva, impressão 3D, tecnologia assistiva, estratégias pedagógicas, recursos assistivosResumo
Para promover a inclusão de estudantes com deficiência, é possível utilizar materiais personalizados e fabricados na impressora 3D, com o intuito de facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados durante as aulas. Nesse contexto, este estudo objetiva desenvolver materiais que auxiliem no aprendizado e na mobilidade de pessoas com deficiência a partir de tecnologias de escaneamento tridimensional e manufatura aditiva. No período de março de 2019 a dezembro de 2021, foram entrevistados nove alunos com deficiência em uma universidade. Posteriormente, os pesquisadores acompanharam algumas aulas destes alunos para compreender suas demandas. Desta forma, as ideias foram projetadas e materializadas para serem validadas e aprimoradas. Concomitantemente, para otimizar o gerenciamento dos projetos, foram empregadas metodologias de priorização das demandas com o estabelecimento de prazos para a confecção das peças. Observou-se que tais materiais foram utilizados por alunos com deficiência e sem deficiência, demonstrando contribuições no processo de aprendizagem e no convívio social.
Downloads
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO/ASTM 5290: Manufatura aditiva. Rio de janeiro: ABNT, 2018.
AGUIAR, Leonardo de Conti Dias. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o ensino de ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade do Estado de São Paulo, Bauru, 2016.
AGUIRRE, Hárrisson da Rosa; CALCAGNO, Carmen Iara Walter; BARBA JÚNIOR, Durval João de. Desenvolvimento de moldes para produzir placas em Braille. Brazilian Applied Science Review, v. 4, n. 6, p. 3823-3836, 2020. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n6-041. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/21444. Acesso em: 01 dez. 2022.
ALENCAR, Lídia Costa de. A política de educação especial/inclusiva nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal na perspectiva dos estudantes com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
ALVES, Ana Cristina Jesus; EMMEL, Maria Luisa Guillaumom; MATSUKURA, Thelma Simões. Formação e prática do terapeuta ocupacional que utiliza tecnologia assistiva como recurso terapêutico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 24-33, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p24-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/46909. Acesso em: 01 dez. 2022.
BATRA, Panchali. Eisenhower box for prioritising waiting list of orthodontic patients. Oral Health and Dental Management, v. 16, n. 1, p. 1-3, fev. 2017. Disponível em: https://www.oralhealth.ro/volumes/2017/volume-1/Paper952.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.
BUEHLER, Erin; KANE, Shaun K.; HURST, Amy. ABC and 3D: opportunities and obstacles to 3D printing in special education environments. In: Proceedings of the 16th International ACM SIGACCESS Conference on Computers & Accessibility, 16., 2014, Rochester. Proceedings […]. New York: ACM, 2014. p. 107-114.
BUONAMICI, Francesco et al. Are we ready to build a system for assisting blind people in tactile exploration of bas-reliefs? Sensors, v. 16, n. 9, p. 1361, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.3390/s16091361. Disponível em: https://www.mdpi.com/1424-8220/16/9/1361. Acesso em: 01 dez. 2022.
CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.
CARDOSO, Eduardo et al. Tecnologias tridimensionais para acessibilidade em museus. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 7, p. 444-448, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-sigradi2013-0085. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/14171. Acesso em: 01 dez. 2022.
DI ANGELO, L.; DI STEFANO, P.; MARZOLA, A. Surface quality prediction in FDM additive manufacturing. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 93, p. 3655-3662, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00170-017-0763-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00170-017-0763-6. Acesso em: 01 dez. 2022.
DINIZ, Giovanne B.; SITA, Luciane V. Development of low-cost tactile neuroanatomy learning tools for students with visual-impairment. Journal of Undergraduate Neuroscience Education, v. 17, n. 2, p. A153, jun. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6650262/. Acesso em: 01 dez. 2022.
FERREIRA, Maria Engracinda dos Santos; FERREIRA DA SILVA, Luiz Felipe Coutinho. A aplicação das tecnologias de prototipagem rápida na confecção de matrizes táteis. Boletim de Ciências Geodésicas, v. 20, n. 2, p. 411-426, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-21702014000200024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bcg/a/qypBWPBXVGsL6gspQYdHpYB/?lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.
FROBOESE DA SILVA, Eloar et al. Impressão 3D aplicada à tecnologia assistiva. Revista Destaques Acadêmicos, v. 12, n. 4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2657. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2657. Acesso em: 01 dez. 2022.
GIRAUD, Stéphanie et al. Map learning with a 3D printed interactive small-scale model: improvement of space and text memorization in visually impaired students. Frontiers in psychology, v. 8, p. 930, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00930. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00930/full. Acesso em: 01 dez. 2022.
GUAL, Jaume; PUYUELO, Marina; LLOVERAS, Joaquim. The effect of volumetric (3D) tactile symbols within inclusive tactile maps. Applied Ergonomics, v. 48, p. 1-10, maio 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2014.10.018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0003687014002142?via%3Dihub. Acesso em: 01 dez. 2022.
HOHMANN, Paloma; CASSAPIAN, Marina Redekop. Adaptações de baixo custo: uma revisão de literatura da utilização por terapeutas ocupacionais brasileiros. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. 1, p. 10-18, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p10-18. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14115. Acesso em: 01 dez. 2022.
HOLLOWAY, Leona; MARRIOTT, Kim; BUTLER, Matthew. Accessible maps for the blind: Comparing 3D printed models with tactile graphics. In: Conference on Human Factors in Computing Systems, 2018, Montreal. Proceedings […] New York: ACM, 2018. p. 1-13.
LÁRUSDÓTTIR, Marta; CAJANDER, Åsa; GULLIKSEN, Jan. Informal feedback rather than performance measurements–user-centred evaluation in Scrum projects. Behaviour & Information Technology, v. 33, n. 11, p. 1118-1135, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2013.857430. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0144929X.2013.857430. Acesso em: 01 dez. 2022.
MENDONÇA, Carolina Rodrigues et al. Human anatomy: Teaching-learning experience of a support teacher and a student with low vision and blindness. Anatomical sciences education, v. 14, n. 5, p. 682-692, fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2058. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ase.2058. Acesso em: 01 dez. 2022.
MOSTAFAEI, Amir et al. Binder jet 3D printing — Process parameters, materials, properties, odelling, and challenges. Progress in Materials Science, v. 119, p. 100707, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pmatsci.2020.100707. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0079642520300712?via%3Dihub. Acesso em: 01 dez. 2022.
MUSANTE, Kathleen; DEWALT, Billie R. Participant observation: a guide for fieldworkers. Rowman: Altamira, 2010.
NAKASONE, Fabio Kiei. Manufatura aditiva como ferramenta inclusiva no ensino técnico. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2018, São Carlos. São Carlos: CIET: EnPED, 2018.
OLIVEIRA, Marcelo Fernandes de. Aplicações da prototipagem rápida em projetos de pesquisa/ applications of rapid prototyping in research projects. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
PAGANO, Sophia Mundim; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Imagem tátil tridimensional para o acesso de crianças cegas congênitas ao potencial comunicativo de imagens gráficas. Benjamin Constant, v. 2, n. 57, 2014. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/363. Acesso em: 01 dez. 2022.
SHEREMETIEFF JUNIOR, Alexandre; GONÇALVES, Afrânio A. G. Uma introdução às tecnologias de manufatura aditiva em acordo com a ABNT NBR ISO/ASTM 52900:2018. Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, v. 14, n. 2, p. 81-91, 2020. Disponível em: https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2035. Acesso em: 01 dez. 2022.
SHETTY, Raghavendra M.; GADEKAR, Trisha R. RMS tactile scale: an innovative tactile anxiety scale for visually impaired children. Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry, v. 36, n. 1, p. 76-81, jan./mar. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29607844/. Acesso em: 01 dez. 2022.
SUTHERLAND, Jeff. SCRUM: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. São Paulo: Leya, 2014.
TELES, Lucas Rodrigues. Validação da escala tátil B RMS TS destinada a crianças e adolescentes brasileiros com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
VENTORINI, Silva Elena; SILVA, Patrícia Assis da; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Cartografia tátil e a elaboração de material didático para alunos cegos. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 268-290, 2015. DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v1i2.6330. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/6330. Acesso em: 01 dez. 2022.
WATSON, Aleena; WALLACE, Shaun. Improving reading outcomes using digital reading rulers for readers with & without dyslexia. Journal of Vision, v. 21, n. 9, p. 2650-2650, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1167/jov.21.9.2650. Disponível em: https://jov.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2777804. Acesso em: 01 dez. 2022.
WONG, Kaufui; HERNANDEZ, Aldo. A review of additive manufacturing. International Scholarly Research Network Mechanical Engineering, v. 2012, n. 4, p. 1-10, 2012. DOI: https://doi.org/10.5402/2012/208760. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/isrn/2012/208760/. Acesso em: 01 dez. 2022.
WONJIN, Jo et al. Introduction of 3D printing technology in the classroom for visually impaired students. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 110, n. 2, p. 115-121, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0145482X1611000205. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0145482X1611000205. Acesso em: 01 dez. 2022.
ZHANG, Dake et al. The effect of visual‐chunking‐representation accommodation on geometry testing for students with math disabilities. Learning Disabilities Research & Practice, v. 27, n. 4, p. 167-177, nov. 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5826.2012.00364.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1540-5826.2012.00364.x. Acesso em: 01 dez. 2022.
![icone](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_39006_37038_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Taciana Ramos Luz, Rudolf Huebner, Gabriel Vieira Silva, Natália Lara Mota Maia, Álvaro França, Crislaine Gomes Arrais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).