Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39006

Palavras-chave:

manufatura aditiva, impressão 3D, tecnologia assistiva, estratégias pedagógicas, recursos assistivos

Resumo

Para promover a inclusão de estudantes com deficiência, é possível utilizar materiais personalizados e fabricados na impressora 3D, com o intuito de facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados durante as aulas. Nesse contexto, este estudo objetiva desenvolver materiais que auxiliem no aprendizado e na mobilidade de pessoas com deficiência a partir de tecnologias de escaneamento tridimensional e manufatura aditiva. No período de março de 2019 a dezembro de 2021, foram entrevistados nove alunos com deficiência em uma universidade. Posteriormente, os pesquisadores acompanharam algumas aulas destes alunos para compreender suas demandas. Desta forma, as ideias foram projetadas e materializadas para serem validadas e aprimoradas. Concomitantemente, para otimizar o gerenciamento dos projetos, foram empregadas metodologias de priorização das demandas com o estabelecimento de prazos para a confecção das peças. Observou-se que tais materiais foram utilizados por alunos com deficiência e sem deficiência, demonstrando contribuições no processo de aprendizagem e no convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Ramos Luz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica do Laboratório de Bioengenharia (LabBio) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduanda em Engenharia Mecânica e Engenharia de Software pela Unicesumar. Mestre em Engenharia de Produção pelo Laboratório Integrado de Produção e Saúde (LIPES) da UFMG (2012). Graduada em Fisioterapia, também pela UFMG (2009).

Rudolf Huebner, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG. Graduado em Engenharia Mecânica, também pela UFMG.

Gabriel Vieira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador voluntário em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

Natália Lara Mota Maia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa de projetos na área de tecnologia assistiva e inclusão social, no Laboratório PARAMEC e no Laboratório de Bioengenharia (LabBio), ambos vinculados à UFMG.

Álvaro França, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador voluntário em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

Crislaine Gomes Arrais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora voluntária em projetos de acessibilidade no Laboratório de Bioengenharia da UFMG (LabBio/UFMG).

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO/ASTM 5290: Manufatura aditiva. Rio de janeiro: ABNT, 2018.

AGUIAR, Leonardo de Conti Dias. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o ensino de ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade do Estado de São Paulo, Bauru, 2016.

AGUIRRE, Hárrisson da Rosa; CALCAGNO, Carmen Iara Walter; BARBA JÚNIOR, Durval João de. Desenvolvimento de moldes para produzir placas em Braille. Brazilian Applied Science Review, v. 4, n. 6, p. 3823-3836, 2020. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n6-041. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/21444. Acesso em: 01 dez. 2022.

ALENCAR, Lídia Costa de. A política de educação especial/inclusiva nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal na perspectiva dos estudantes com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

ALVES, Ana Cristina Jesus; EMMEL, Maria Luisa Guillaumom; MATSUKURA, Thelma Simões. Formação e prática do terapeuta ocupacional que utiliza tecnologia assistiva como recurso terapêutico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 24-33, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p24-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/46909. Acesso em: 01 dez. 2022.

BATRA, Panchali. Eisenhower box for prioritising waiting list of orthodontic patients. Oral Health and Dental Management, v. 16, n. 1, p. 1-3, fev. 2017. Disponível em: https://www.oralhealth.ro/volumes/2017/volume-1/Paper952.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.

BUEHLER, Erin; KANE, Shaun K.; HURST, Amy. ABC and 3D: opportunities and obstacles to 3D printing in special education environments. In: Proceedings of the 16th International ACM SIGACCESS Conference on Computers & Accessibility, 16., 2014, Rochester. Proceedings […]. New York: ACM, 2014. p. 107-114.

BUONAMICI, Francesco et al. Are we ready to build a system for assisting blind people in tactile exploration of bas-reliefs? Sensors, v. 16, n. 9, p. 1361, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.3390/s16091361. Disponível em: https://www.mdpi.com/1424-8220/16/9/1361. Acesso em: 01 dez. 2022.

CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.

CARDOSO, Eduardo et al. Tecnologias tridimensionais para acessibilidade em museus. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 7, p. 444-448, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-sigradi2013-0085. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/14171. Acesso em: 01 dez. 2022.

DI ANGELO, L.; DI STEFANO, P.; MARZOLA, A. Surface quality prediction in FDM additive manufacturing. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 93, p. 3655-3662, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00170-017-0763-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00170-017-0763-6. Acesso em: 01 dez. 2022.

DINIZ, Giovanne B.; SITA, Luciane V. Development of low-cost tactile neuroanatomy learning tools for students with visual-impairment. Journal of Undergraduate Neuroscience Education, v. 17, n. 2, p. A153, jun. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6650262/. Acesso em: 01 dez. 2022.

FERREIRA, Maria Engracinda dos Santos; FERREIRA DA SILVA, Luiz Felipe Coutinho. A aplicação das tecnologias de prototipagem rápida na confecção de matrizes táteis. Boletim de Ciências Geodésicas, v. 20, n. 2, p. 411-426, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-21702014000200024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bcg/a/qypBWPBXVGsL6gspQYdHpYB/?lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.

FROBOESE DA SILVA, Eloar et al. Impressão 3D aplicada à tecnologia assistiva. Revista Destaques Acadêmicos, v. 12, n. 4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2657. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2657. Acesso em: 01 dez. 2022.

GIRAUD, Stéphanie et al. Map learning with a 3D printed interactive small-scale model: improvement of space and text memorization in visually impaired students. Frontiers in psychology, v. 8, p. 930, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00930. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00930/full. Acesso em: 01 dez. 2022.

GUAL, Jaume; PUYUELO, Marina; LLOVERAS, Joaquim. The effect of volumetric (3D) tactile symbols within inclusive tactile maps. Applied Ergonomics, v. 48, p. 1-10, maio 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2014.10.018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0003687014002142?via%3Dihub. Acesso em: 01 dez. 2022.

HOHMANN, Paloma; CASSAPIAN, Marina Redekop. Adaptações de baixo custo: uma revisão de literatura da utilização por terapeutas ocupacionais brasileiros. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. 1, p. 10-18, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p10-18. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14115. Acesso em: 01 dez. 2022.

HOLLOWAY, Leona; MARRIOTT, Kim; BUTLER, Matthew. Accessible maps for the blind: Comparing 3D printed models with tactile graphics. In: Conference on Human Factors in Computing Systems, 2018, Montreal. Proceedings […] New York: ACM, 2018. p. 1-13.

LÁRUSDÓTTIR, Marta; CAJANDER, Åsa; GULLIKSEN, Jan. Informal feedback rather than performance measurements–user-centred evaluation in Scrum projects. Behaviour & Information Technology, v. 33, n. 11, p. 1118-1135, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2013.857430. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0144929X.2013.857430. Acesso em: 01 dez. 2022.

MENDONÇA, Carolina Rodrigues et al. Human anatomy: Teaching-learning experience of a support teacher and a student with low vision and blindness. Anatomical sciences education, v. 14, n. 5, p. 682-692, fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2058. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ase.2058. Acesso em: 01 dez. 2022.

MOSTAFAEI, Amir et al. Binder jet 3D printing — Process parameters, materials, properties, odelling, and challenges. Progress in Materials Science, v. 119, p. 100707, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pmatsci.2020.100707. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0079642520300712?via%3Dihub. Acesso em: 01 dez. 2022.

MUSANTE, Kathleen; DEWALT, Billie R. Participant observation: a guide for fieldworkers. Rowman: Altamira, 2010.

NAKASONE, Fabio Kiei. Manufatura aditiva como ferramenta inclusiva no ensino técnico. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2018, São Carlos. São Carlos: CIET: EnPED, 2018.

OLIVEIRA, Marcelo Fernandes de. Aplicações da prototipagem rápida em projetos de pesquisa/ applications of rapid prototyping in research projects. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

PAGANO, Sophia Mundim; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Imagem tátil tridimensional para o acesso de crianças cegas congênitas ao potencial comunicativo de imagens gráficas. Benjamin Constant, v. 2, n. 57, 2014. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/363. Acesso em: 01 dez. 2022.

SHEREMETIEFF JUNIOR, Alexandre; GONÇALVES, Afrânio A. G. Uma introdução às tecnologias de manufatura aditiva em acordo com a ABNT NBR ISO/ASTM 52900:2018. Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, v. 14, n. 2, p. 81-91, 2020. Disponível em: https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2035. Acesso em: 01 dez. 2022.

SHETTY, Raghavendra M.; GADEKAR, Trisha R. RMS tactile scale: an innovative tactile anxiety scale for visually impaired children. Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry, v. 36, n. 1, p. 76-81, jan./mar. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29607844/. Acesso em: 01 dez. 2022.

SUTHERLAND, Jeff. SCRUM: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. São Paulo: Leya, 2014.

TELES, Lucas Rodrigues. Validação da escala tátil B RMS TS destinada a crianças e adolescentes brasileiros com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

VENTORINI, Silva Elena; SILVA, Patrícia Assis da; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Cartografia tátil e a elaboração de material didático para alunos cegos. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 268-290, 2015. DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v1i2.6330. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/6330. Acesso em: 01 dez. 2022.

WATSON, Aleena; WALLACE, Shaun. Improving reading outcomes using digital reading rulers for readers with & without dyslexia. Journal of Vision, v. 21, n. 9, p. 2650-2650, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1167/jov.21.9.2650. Disponível em: https://jov.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2777804. Acesso em: 01 dez. 2022.

WONG, Kaufui; HERNANDEZ, Aldo. A review of additive manufacturing. International Scholarly Research Network Mechanical Engineering, v. 2012, n. 4, p. 1-10, 2012. DOI: https://doi.org/10.5402/2012/208760. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/isrn/2012/208760/. Acesso em: 01 dez. 2022.

WONJIN, Jo et al. Introduction of 3D printing technology in the classroom for visually impaired students. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 110, n. 2, p. 115-121, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0145482X1611000205. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0145482X1611000205. Acesso em: 01 dez. 2022.

ZHANG, Dake et al. The effect of visual‐chunking‐representation accommodation on geometry testing for students with math disabilities. Learning Disabilities Research & Practice, v. 27, n. 4, p. 167-177, nov. 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5826.2012.00364.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1540-5826.2012.00364.x. Acesso em: 01 dez. 2022.

icone

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

LUZ, T. R. .; HUEBNER, R.; SILVA, G. V.; MAIA, N. L. M.; FRANÇA, Álvaro .; ARRAIS, C. G. . Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–26, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39006. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão