Reconhecimento macroscópico da estrutura dos tecidos

prática introdutória para cursos na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.39349

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, biologia tecidual, fisioterapia, histologia

Resumo

A histologia e a biologia celular fornecem conhecimentos básicos para as áreas de anatomia, fisiologia, patologia e outras disciplinas específicas referentes ao estudo do corpo humano. Entretanto, estudantes ingressantes em cursos da área da saúde com frequência não se sentem motivados em disciplinas do ciclo básico por não estabelecerem, em um primeiro momento, a relação do estudo de estruturas em nível microscópico com a futura prática clínica. Neste sentido, foi realizada uma prática envolvendo a dissecção de perna de frango na primeira aula prática da disciplina de Biologia Celular e Tecidual para o curso de Fisioterapia, com o intuito de identificar macroscopicamente os principais tecidos, reconhecendo no material a fresco o aspecto, a coloração e as propriedades físicas, como a resistência e a elasticidade. Em seguida, os estudantes compararam o material dissecado com fotomicrografias, para assim iniciarem a associação do aspecto macroscópico com os cortes histológicos. A experiência mostrou-se positiva, pois os estudantes demonstraram-se motivados ao estudo dos tecidos e fizeram a distinção entre os seus conhecimentos prévios, baseados no senso comum, e informações científicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Sant’Anna Rios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Morfologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal do Paraná. Professora titular da Universidade Federal do Paraná, atuando como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.

Melissa Spindola Estevam, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná.

Lúcia Sanguino Canteri, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2342/1440. Acesso em: 7 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342

AUSUBEL, David Paul. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton. 1963.

CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; CAMARGO, Marcio Antonio Ferreira; SOUZA, Virginia de Oliveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 598-606, 2019. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1284/1262. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284

DIAS, Isis Patrícia Soares Silva; VEGIAN, Mariana Raquel da Cruz; SATO, Tábata Prado; MIRANDA, Keila Cristina; VASCONCELLOS, Luana Marotta Reis de; SALGADO, Miguel Angel Castillo; SPALDING, Marianne. Avaliação da experiência de estudantes de Odontologia com metodologias ativas de ensino na disciplina de Histologia. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte, v. 11, p. 1-17. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23804. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/23804. Acesso em: 2 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23804

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem ativa na Educação em Saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Belo Horizonte, v. 39, n. 1, p. 143-158, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/MkJ5fd68dYhJYJdBRRHjfrp/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014

JOHNSON, S.; PURKISS, J.; HOLADAY, L.; SELVIG, D.; HORTSCH, M. Learning histology – dental and medical students’ study strategies. European Journal of Dental Education, Dublin, v. 19, n. 2, p. 65-73, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/eje.12104. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eje.12104. Acesso em: 23 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/eje.12104

LEONEL, Alana Tamisa; FERREIRA, Luiz Alfredo Braun; MELLO, Rosiane Guetter; BOLLER, Christian. O uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem: percepção dos docentes do curso de Fisioterapia. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, Porto Alegre, v. 8, n. 17, 2021. DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a2. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/3084. Acesso em: 15 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a2

SOUSA MARQUES, Arlanjo Bispo de. Investigando os desafios vivenciados por professores de Biologia e alunos do Ensino Médio no processo de ensino-aprendizagem de Histologia e as contribuições de atividades experimentais desenvolvidas no âmbito do projeto extensionista “Histologia na Escola”. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 87 p. 2023. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3154. Acesso em: 25 jan. 2024.

MINGUET, Pilar Aznar. A construção do conhecimento da educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MONTANARI, Tatiana. Diagnóstico de imagens como método avaliativo em histologia e embriologia. Brazilian Journal of Education, Technology and Society. João Pessoa, v. 13, n. 4, p. 424-431, 2020. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n4.424-431. Disponível em: https://brajets.com/index.php/brajets/article/view/637. Acesso em: 18 set. 2023.

MORIN, Vanessa Lago; LÜDKE, Everton. Ensino de histologia e anatomia do aparelho reprodutor feminino através de metodologias ativas com alunas do ensino médio: um relato de experiência. Vivências, Erechim, v. 16, n. 30, p. 15-29, 2020. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.52. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/52. Acesso em: 27 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.52

OLIVEIRA, Maria Inês Braga de; SILVA, Maria Isabel da; ABREU, Isaac Holanda de; PEREIRA, Vilma Camila Aparecida de Souza; SILVA, Grazielly Sebrenski da; MAGALHÃES, Marcela dos Santos. Uma proposta didática para iniciar o ensino de Histologia na educação básica. Revista Ciência em Extensão. São Paulo, v. 12, n. 4, p. 71-82, 2016. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1235/1304. Acesso em: 2 jan. 2024.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA-NUNES, Maria Júlia; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas; RIBEIRO, Alessandra Claudia. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. Disponível em: https://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen6/ART5_Vol6_N2.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.

PIEMONTE, Mariana da Rocha; WANDERER, Carla; RIOS, Flavia Sant’Anna; FARIAS, Edison Luiz Prisco. Dissecação de coxa e perna de galinha e uso de cards histológicos como ferramenta metodológica para o estudo de biologia tecidual. Revista Gestão & Saúde, Curitiba, v. 20, p. 1-13, 2019.Disponível em: https://www.herrero.com.br/files/revista/file8f16f340eb113ec5168602fd45bb66e9.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

SILVA, Jandiele Alves da; SILVA, Maria Jeane da; ALVES, Segirlaine Camilo. A aplicação da avaliação diagnóstica no ambiente escolar: um olhar reflexivo. 55 f. Trabalho de Graduação (Licenciatura Plena do Curso de Pedagogia), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2964/1/JAS15092014.pdf.

Downloads

Publicado

12-04-2024

Como Citar

RIOS, F. S.; ESTEVAM, M. S.; CANTERI, L. S. Reconhecimento macroscópico da estrutura dos tecidos: prática introdutória para cursos na área da saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–21, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.39349. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos