Orientando uma estudante surda

experiência e proposta de abordagem metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39381

Palavras-chave:

inclusão no ensino superior, orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, memorial

Resumo

Este artigo relata a orientação acadêmica de uma estudante surda em um curso de Pedagogia de uma universidade pública federal, cujo ingresso no ensino superior ocorreu em 2012 e a conclusão em 2019. A produção deste artigo ocorreu a partir da abordagem qualitativa e descritiva com estudo de caso do próprio percurso metodológico utilizado na orientação. A partir da observação direta desta autora e da pesquisa documental, os dados foram coletados considerando os ajustes realizados na condução da orientação, resultando em um Trabalho de Conclusão de Curso produzido por meio do gênero memorial e mediado pela intérprete de Libras. A metodologia envolveu a delimitação de marcadores temporais para rememorar a trajetória, que foi narrada em Libras com uso da técnica da vídeo-gravação. Como resultado, constataram-se as possibilidades de direcionamento específico durante a orientação para reduzir as limitações da língua, as formas de se trabalhar com esse componente no ensino superior e a realidade apresentada pela estudante.

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Porfírio, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, GO, BRASIL.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra em Educação Escolar pela mesma instituição e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa de ensino, didática, metodologias e estudos comparados. É professora na área de formação de professores, metodologias e estágio supervisionado na Universidade Federal de Jataí (UFJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Estudos Comparados (GPEEC), atuando com os temas da didática, políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

PORFÍRIO, L. C. Orientando uma estudante surda: experiência e proposta de abordagem metodológica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–17, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39381. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39381. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão