Orientando uma estudante surda
experiência e proposta de abordagem metodológica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39381Palavras-chave:
inclusão no ensino superior, orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, memorialResumo
Este artigo relata a orientação acadêmica de uma estudante surda em um curso de Pedagogia de uma universidade pública federal, cujo ingresso no ensino superior ocorreu em 2012 e a conclusão em 2019. A produção deste artigo ocorreu a partir da abordagem qualitativa e descritiva com estudo de caso do próprio percurso metodológico utilizado na orientação. A partir da observação direta desta autora e da pesquisa documental, os dados foram coletados considerando os ajustes realizados na condução da orientação, resultando em um Trabalho de Conclusão de Curso produzido por meio do gênero memorial e mediado pela intérprete de Libras. A metodologia envolveu a delimitação de marcadores temporais para rememorar a trajetória, que foi narrada em Libras com uso da técnica da vídeo-gravação. Como resultado, constataram-se as possibilidades de direcionamento específico durante a orientação para reduzir as limitações da língua, as formas de se trabalhar com esse componente no ensino superior e a realidade apresentada pela estudante.
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