Abrindo portas para a inclusão

perceções sobre educação inclusiva e desenho universal para a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39486

Palavras-chave:

ensino superior inclusivo, desenho universal para a aprendizagem, estudantes com deficiências e/ou necessidades específicas, professores do ensino superior, necessidades de formação

Resumo

Investigações assinalam diversos obstáculos no acesso e permanência bem-sucedida dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas no ensino superior, salientando o papel que os professores detêm neste processo. O objetivo deste estudo foi analisar as perceções, conhecimentos e necessidades de formação de uma amostra de professores de uma instituição de ensino superior pública sobre educação inclusiva e desenho universal para a aprendizagem. A investigação fundamentou-se numa abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com desenho transversal, exploratória e descritiva, integrando a aplicação de questionário aos professores. Os resultados obtidos, por meio de análise de conteúdo e das percentagens, evidenciaram demandas de formação no âmbito das práticas inclusivas e do desenho universal para a aprendizagem, nomeadamente dificuldades relacionadas com o desconhecimento das necessidades educacionais destes estudantes e com as metodologias e estratégias. Conclui-se com a necessidade de formação específica sobre estas temáticas de forma a que possam promover um ambiente inclusivo na comunidade universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Baptista, Universidade do Algarve (UAlg), Faro, Portugal.

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Algarve, Portugal, está atualmente a frequentar o Mestrado de Psicologia da Educação na mesma instituição. No ensino secundário estudou Artes do Espetáculo. Voluntário e ativista pelos direitos.

Maria Eduarda Ferreira, Universidade do Algarve (UAlg), Faro, Portugal.

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Algarve, Portugal, está atualmente a frequentar o Mestrado em Psicologia da Educação pela mesma instituição. Os seus temas de interesse académico envolvem as necessidades educativas específicas e a educação inclusiva.

João Costeira, Universidade do Algarve (UAlg), Faro, Portugal.

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Algarve, Portugal, está atualmente a frequentar o Mestrado em Psicologia da Educação pela mesma instituição. Frequenta também uma Pós-Graduação em Terapia Assistida por Animais no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve (UAlg), Faro, Portugal.

Professora auxiliar na Universidade do Algarve, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, onde é coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais da Universidade do Algarve. Possui bacharelado em Educação Pré-Escolar, licenciatura em Psicologia Educacional, mestrado em Educação Especial, doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve. Os principais interesses integram temáticas como inclusão e políticas educativas, resiliência e vulnerabilidade desenvolvimental, gerontologia.

Referências

AINSCOW, Mel. Rutas para el desarrollo de prácticas inclusivas en los sistemas educativos. Revista de Educación, n. 327, p. 69-82, jan./abr. 2002. Disponível em: http://hdl.handle.net/11162/66890. Acesso em: 18 mar. 2022.

ANACHE, Alexandra Ayach; CAVALCANTE, Lysa Duarte. Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na educação superior. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018042. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/5rh8ZTtr6Hgx4ZfLdkgRPhb/?lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2023.

AUST, Robert. Disability in higher education: explanations and legitimisation from teachers at Leipzig University. Social Inclusion, Lisboa, v. 6, n. 4, p. 125-136, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.17645/si.v6i4.1641. Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/socialinclusion/article/view/1641. Acesso em: 17 mar. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BARTON, Len. Sociology and disability: some emerging issues. BARTON, Len. Disability and society: emerging issues and insights. London: Longman, 1996. p. 3-17.

BARTZ, Janieta. All inclusive?! Empirical insights into individual experiences of students with disabilities and mental disorders at German universities and implications for inclusive higher education. Education Sciences, Basel, v. 10, n. 9, p. 223, jun./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090223. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/10/9/223. Acesso em: 17 abr. 2022.

BATH, Brenna; TRASK, Catherine; MCCROSKY, Jesse; LAWSON, Josh. A biopsychosocial profile of adult Canadians with and without chronic back disorders: a population-based analysis of the 2009-2010 Canadian Community Health Surveys. Biomed Research International, Londres, v. 2014, e919621, p. 1-11, 2014. DOI: https://doi.org/10.1155/2014/919621. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/bmri/2014/919621. Acesso em: 15 mar. 2022.

BORGES, Maria Leonor; MARTINS, Maria Helena; LUCIO-VILLEGAS, Emilio; GONÇALVES, Teresa. Desafios institucionais à inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 2, p. 7, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.10766. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/10766. Acesso em: 17 abr. 2022.

CAST. Universal Design for Learning Guidelines. Version 2.2. 2018. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org. Acesso em: 17 jan. 2023.

COLLINS, Ayse; AZMAT, Fara; RENTSCHLER, Ruth. Bringing everyone on the same journey’: revisiting inclusion in higher education. Studies in Higher Education, v. 44, n. 8, p. 1475-1487, mar. 2019. DOI: http://doi.org/10.1080/03075079.2018.1450852. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075079.2018.1450852. Acesso em: 14 mar. 2022.

CRESWELL, John; PLANO-CLARK, Vicki. Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2007.

FORTIN, Marie-Fabienne. O processo de investigação da concepção à realização. Tradução: Nídia Salgueiro. Loures: Lusociências, 2009.

GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin. O inquérito: teoria e prática. 4. ed. Oeiras: Celta, 2001.

LLEDÓ-CARRERES, Asunción; LORENZO-LLEDÓ, Alejandro; PÉREZ-VÁZQUEZ, Elena; LORENZO, Gonzalo; GILABERT-CERDÁ, Alba. Medidas inclusivas a través de las T.I.C. en las aulas específicas de los centros: barreras y fortalezas. In: COLOMO MAGAÑA, Ernesto et al. (coord.). La tecnología como eje del cambio metodológico. Málaga: UMA Editorial, 2020.

MAMAH, Vicent; DEKU, Prosper; DARLING, Sharon; AVOKE, Selete. University teachers' perception of inclusion of visually impaired in Ghanaian universities. International Journal of Special Education, v. 26, n. 1, p. 70-79, 2O11. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ921189.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.

MELO, Francisco Ricardo Lins; MARTINS, Maria Helena. Legislação para estudantes com deficiência no ensino superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões. Acta Scientiarum, Maringá, v. 38, n. 3, p. 259-269, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.30491. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/30491. Acesso em: 14 abr. 2022.

MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.

MORGADO, Beatriz; CORTÉS-VEGA, Maria Dolores; LOPEZ-GAVIRA, Rosario; ÁLVAREZ, Encarna; MORIÑA, Anabel. Inclusive education in higher education? Journal of Research in Special Educational Needs, Tamworth, v. 16, n. 1, p. 639-642, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12323. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12323. Acesso em: 12 mar. 2022.

MUTANGA, Oliver. Inclusion of students with disabilities in South African higher education. International Journal of Disability, Development and Education, v. 65, n. 2, p. 229-242, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1034912X.2017.1368460. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1034912X.2017.1368460. Acesso em: 11 mar. 2022.

NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da investigação às práticas, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 126-143, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.84. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/84. Acesso em: 11 mar. 2022.

OLIVER, Michael. Social work with disabled people. London, UK: Palgrave Macmillan, 1983.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 17 jan. 2023.

ONU. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e protocolo facultativo. Nova Iorque, 13 de dezembro de 2006. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 17 jan. 2023.

PORTUGAL. Assembleia da República. Lei nº 38, de 18 de agosto de 2004. Define as bases gerais do regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência. Diário da República nº 194/2004. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/38-2004-480708. Acesso em: 17 jan. 2023.

SACHS, Dalia; SCHREUER, Naomi. Inclusion of students with disabilities in higher education: performance and participation in student's experiences. Disability Studies Quarterly, Connecticut, v. 31, n. 2, p. 1593-1561, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.18061/dsq.v31i2.1593. Disponível em: https://dsq-sds.org/article/view/1593. Acesso em: 10 mar. 2022.

SÁNCHEZ-RIVAS, Enrique; SÁNCHEZ-RODRÍGUEZ, José; RUIZ-PALMERO, Julio. Percepción del alumnado universitario respecto al modelo pedagógico de clase invertida. Magis, Bogotá, v. 11, n. 23, p. 151-168, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.m11-23.paur. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/24511. Acesso em: 14 mar. 2022.

SPÖRER, Nadine; LENKEIT, Jenny; BOSSE, Stefanie; HARTMANN, Anne; EHLERT, Antje; KNIGGE, Michel. Students’ perspective on inclusion: relations of attitudes towards inclusive education and self-perceptions of peer relations. International Journal of Educational Research, v. 103, n. 1, e101641, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101641. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088303552031747X?via%3Dihub. Acesso em: 17 jan. 2023.

ZABELI, Naser; KAÇANIKU, Fjola; KOLIQI, Donika. Towards the inclusion of students with special needs in higher education: challenges and prospects in Kosovo. Cogent Education, London, v. 8, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/2331186X.2020.1859438. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2020.1859438. Acesso em: 12 mar. 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

BAPTISTA, R.; FERREIRA, M. E.; COSTEIRA, J.; MARTINS, M. H. Abrindo portas para a inclusão: perceções sobre educação inclusiva e desenho universal para a aprendizagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–24, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39486. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39486. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão