A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, deficiência auditiva, ciências da Saúde, acessibilidade, educação superior

Resumo

Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.

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Biografia do Autor

  • Diego André Resende Assis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Bruna Stéfanie Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Leonara Emanuelle Honório Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Erika Fernanda Clark, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Fonoaudióloga e Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2021).

  • Sirley Alves da Silva Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e orientadora permanente do Programa de Pós Graduação Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

30-12-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

ASSIS, Diego André Resende; PEREIRA, Bruna Stéfanie; SILVA, Leonara Emanuelle Honório; CLARK, Erika Fernanda; CARVALHO, Sirley Alves da Silva. A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39489. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39489. Acesso em: 13 mar. 2025.