A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, deficiência auditiva, ciências da Saúde, acessibilidade, educação superior

Resumo

Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência obtida a partir da realização de uma oficina de ensino da Língua Brasileira de Sinais e descrever como esta possibilitou a educação acerca da comunidade surda e promoveu práticas que buscavam favorecer a inclusão e acessibilidade destes indivíduos. As aulas da oficina foram realizadas para alunos de diferentes cursos da área da saúde de uma universidade pública, e estavam relacionadas ao atendimento da saúde do indivíduo surdo. Vídeos educativos sobre o tema foram produzidos e divulgados nas mídias sociais da Universidade, visando maior disseminação das informações. Foi observado que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas no que diz respeito à assistência à comunidade surda. Entretanto, atividades como essas podem facilitar a democratização de conhecimento sobre o assunto e promover a conscientização sobre a necessidade de comunicação através da língua de sinais para um atendimento qualificado e humanizado de sujeitos surdos.

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Biografia do Autor

Diego André Resende Assis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bruna Stéfanie Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Leonara Emanuelle Honório Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Erika Fernanda Clark, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fonoaudióloga e Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2021).

Sirley Alves da Silva Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e orientadora permanente do Programa de Pós Graduação Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

ASSIS, D. A. R.; PEREIRA, B. S. .; SILVA, L. E. H. .; CLARK, E. F. .; CARVALHO, S. A. da S. . A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39489. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39489. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão