Tecendo estratégias didáticas por meio do estágio supervisionado em terapia ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.40760

Palavras-chave:

população em situação de rua, estratégias didáticas, estágio supervisionado, terapia ocupacional

Resumo

O objetivo do artigo foi descrever os caminhos didático-pedagógicos para a construção do estágio supervisionado em terapia ocupacional no campo social. A terapia ocupacional social é um campo de saberes e práticas que, por meio de ações que articulam o macro e o microssocial, se direciona a populações em fragilidade ou rupturas das redes sociais de suporte e que vivenciam dificuldades na participação social. Adota-se como metodologia o relato de experiência que toma como dados os registros do estágio supervisionado. Apesar dos impasses relacionadas às ações desenvolvidas no estágio, foi possível constituir o raciocínio profissional a partir do aporte teórico-metodológico que a terapia ocupacional social propõe. Entende-se os desafios contextuais para a elaboração de uma estratégia didática que possibilite a construção do raciocínio profissional, tendo como lócus central as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado, porém ressalta-se a potência que este espaço possui ao alinhavar a realidade do campo com as discussões teóricas construídas.

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Biografia do Autor

Késia Maria Maximiano de Melo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Terapeuta ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL.

Amara Lucia Holanda Tavares Battistel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Tânia Fernandes Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Comunicação social pelo Centro Universitário Antônio Carlos – UNIPAC-JF.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. Santa Maria, 2018.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

MELO, K. M. M. de; BATTISTEL, A. L. H. T.; SILVA, T. F. Tecendo estratégias didáticas por meio do estágio supervisionado em terapia ocupacional. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.40760. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/40760. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos