Tecendo estratégias didáticas por meio do estágio supervisionado em terapia ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.40760

Palavras-chave:

população em situação de rua, estratégias didáticas, estágio supervisionado, terapia ocupacional

Resumo

O objetivo do artigo foi descrever os caminhos didático-pedagógicos para a construção do estágio supervisionado em terapia ocupacional no campo social. A terapia ocupacional social é um campo de saberes e práticas que, por meio de ações que articulam o macro e o microssocial, se direciona a populações em fragilidade ou rupturas das redes sociais de suporte e que vivenciam dificuldades na participação social. Adota-se como metodologia o relato de experiência que toma como dados os registros do estágio supervisionado. Apesar dos impasses relacionadas às ações desenvolvidas no estágio, foi possível constituir o raciocínio profissional a partir do aporte teórico-metodológico que a terapia ocupacional social propõe. Entende-se os desafios contextuais para a elaboração de uma estratégia didática que possibilite a construção do raciocínio profissional, tendo como lócus central as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado, porém ressalta-se a potência que este espaço possui ao alinhavar a realidade do campo com as discussões teóricas construídas.

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Biografia do Autor

  • Késia Maria Maximiano de Melo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

    Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Terapeuta ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL.

  • Amara Lucia Holanda Tavares Battistel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

    Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

  • Tânia Fernandes Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria, RS, Brasil.

    Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Comunicação social pelo Centro Universitário Antônio Carlos – UNIPAC-JF.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. Santa Maria, 2018.

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Publicado

30-12-2023

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Artigos

Como Citar

MELO, Késia Maria Maximiano de; BATTISTEL, Amara Lucia Holanda Tavares; SILVA, Tânia Fernandes. Tecendo estratégias didáticas por meio do estágio supervisionado em terapia ocupacional. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.40760. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/40760. Acesso em: 24 dez. 2025.