Instagram® como ciberespaço para avaliação formativa de estudantes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41164

Palavras-chave:

aprendizagem, atenção primária à saúde, enfermagem, ensino, rede social

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da utilização do Instagram® como ciberespaço para avaliação formativa. Método: Relato de experiência liderada por docente, que supervisionou estágio curricular obrigatório de dez estudantes de enfermagem, em uma unidade básica de saúde do Distrito Federal. A página no Instagram® foi criada para produção de conteúdos digitais voltados às temáticas da atenção primária. Resultados: Após escolha do tema, os estudantes produziram 50 postagens criativas, lúdicas, interativas e informativas, fundamentadas em referências atualizadas. Antes da postagem, os conteúdos eram avaliados e corrigidos pela docente e pelo grupo de estudantes envolvidos. Considerações finais: Essa experiência permitiu ampliar ações de educação para saúde realizadas pelo enfermeiro. A motivação e empolgação para o estudo e a produção do conteúdo para a rede social, promoveram aprendizagem significativa e manteve o estudante protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem. Esse método avaliativo pode ser replicado por outras universidades, garantindo a interdisciplinaridade e proporcionando uma formação dinâmica e interativa.

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Biografia do Autor

Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Michelly Morato de Sousa Fama, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Docente de Ciências e Biologia e Coordenadora da Área de Ciências da Natureza,  Colégio Cor Jesu, Rede Sagrado Coração de Jesus.

Geisa Sant’Ana, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre pela em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente aposentada como Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal e Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Walterlânia Silva Santos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado na Ryerson University (Toronto/Canadá). Professora Adjunta da Universidade de Brasília Faculdade Ceilândia (UnB/FCE). Líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde: Gestão, Gerência e Cuidado.

Simone Souza Nascimento, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis; Saúde Pública com Ênfase em Gestão Hospitalar pela Faculdade Ávila; Enfermagem do Trabalho, Auditoria em Serviços de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar pela Unyleya. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Yasmin Ariadiny Lopes Lacerda, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela UniAmérica. Enfermeira no Hospital Anna Nery, Brasília, DF.

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Publicado

11-09-2023

Como Citar

MIHALIUC, D. B. de M.; FAMA, M. M. de S.; SANT’ANA, G.; SANTOS, W. S.; NASCIMENTO, S. S.; LACERDA, Y. A. L. Instagram® como ciberespaço para avaliação formativa de estudantes de Enfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41164. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41164. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos