O ensino remoto para acadêmicos da saúde na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41509Palavras-chave:
educação em saúde, COVID-19, ensino superiorResumo
Durante a pandemia de COVID-19, ocorreu uma mudança global para a educação remota. Este estudo investigou o impacto do ensino remoto em estudantes da área de saúde em uma universidade pública no Amazonas, Brasil. Os participantes foram alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, submetidos à aprendizagem totalmente remota. A coleta de dados foi realizada de forma online, seguida de análises estatísticas. No total, 175 estudantes participaram, representando 17,6% de Enfermagem, 20,6% de Medicina e 19,7% de Odontologia. A maioria dos participantes foi do sexo feminino (68,0%) e ingressou por meio do sistema de admissão da capital (65,1%). Considerando o impacto negativo da pandemia, 46,3% dos estudantes relataram sentir-se frequentemente prejudicados pelo ensino totalmente remoto. Segundo a percepção dos estudantes, a maioria dos professores não estava adequadamente preparada para o ensino à distância e as estratégias educacionais ativas mostraram-se ineficazes; a falta de motivação dos próprios estudantes também foi relatada. No entanto, a monitoria acadêmica recebeu avaliações positivas. Nesse cenário, 48,0% dos alunos relataram um impacto negativo no desempenho acadêmico, sendo a preocupação com a transmissão do vírus e as infecções familiares fatores significativos. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas para compreender a verdadeira natureza dos resultados da aprendizagem remota e orientar práticas educacionais futuras. É crucial preparar adequadamente os professores para o ensino à distância e desenvolver estratégias eficazes que promovam a motivação dos estudantes e melhorem seu desempenho acadêmico em situações de crise, como a pandemia de COVID-19.
Downloads
Referências
ARJA, Sateesh; FATTEH, Samir; NANDENNAGARI, Sailaja; PEMMA, Sai Sarath Kumar; PONNUSAMY, Kumar; ARJA, Sireesha. Is Emergency Remote (Online) Teaching in the First Two Years of Medical School During the COVID-19 Pandemic Serving the Purpose? Advances in Medical Education and Practice, v. 13, 199-211, 2022. https://doi.org/10.2147/amep.s352599. Retrieved from: https://www.dovepress.com/is-emergency-remote-online-teaching-in-the-first-two-years-of-medical--peer-reviewed-fulltext-article-AMEP.
AYRES, Manuel; AYRES JR., Manuel; AYRES, Daniel Lima; SANTOS, Alex de Assis Santos dos. BioEstat 5.3: aplicações estatísticas nas áreas das Ciências Biomédicas. Belém, Pará-Brasil: Sociedade Civil Mamirauá, 2007. Retrieved April 19, 2019, from: https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas.
BARBOSA, Renata de Faria; PAULA, Yara Aparecida de; SANTOS, Thais Cavalheri dos. Ensino remoto emergencial. Revista Docência Do Ensino Superior, v. 12, p. 1-22, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36896. Retrieved from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36896.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Retrieved from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal; FULY, Patrícia dos Santos Claro; SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos; MENEZES, Harlon França de. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e275973979-e275973979, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3979. Retrieved from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/397.
CAVALCANTE, André Mendes; MARQUEZINI, Maria Valéria; MENDES, Luciano; MORENO, Carlos Sallé. 5G for Remote Areas: Challenges, Opportunities and Business Modeling for Brazil. IEEE Access, v. 9, 10829-10843, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3050742. Retrieved from: https://ieeexplore.ieee.org/document/9319126.
DANIEL, Sir John. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, p. 91-96, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09464-3.
DOSEA, Giselle Santana; ROSÁRIO, Renan Wesley Santos do; SILVA, Elisangela Andrade; FIRMINO, Larissa Reis; OLIVEIRA, Ana Maria dos Santos. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148. Retrieved from: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074.
EUN SHIM, Tae; YI LEE, Song. College students’ experience of emergency remote teaching due to COVID-19. Children and Youth Services Review, v. 119, 105578, 2020. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105578. Retrieved from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0190740920320016.
FRANCIS, Michelle Kathryn; WORMINGTON, Stephanie Virgine; HULLEMAN, Chris. The costs of online learning: examining differences in motivation and academic outcomes in online and face-to-face community college developmental mathematics courses. Frontiers in Psychology, v. 10, 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02054. Retrieved from: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.02054/full.
GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; GARRIDO, Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 127-141, 2020. DOI: 10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141. Retrieved from: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8640.
GAUR, Uma; MAJUMDER, Anwarul Azim; SA, Bidyadhar; SARKAR, Sankalan; WILLIAMS, Arlene; SINGH, Keerti. Challenges and Opportunities of Preclinical Medical Education: COVID-19 Crisis and Beyond. SN Comprehensive Clinical Medicine, v. 2, n. 11, p. 1992-1997, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s42399-020-00528-1. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/s42399-020-00528-1.
GABARDO, Emerson; FIRKOWSKI, Olga Lúcia C. de Freitas; VIANA, Ana Cristina Aguilar. The digital divide in Brazil and the accessibility as a fundamental right. Revista Chilena De Derecho Y Tecnología, Providencia Región Metropolitana, v. 11, n. 2, p. 1-26, 2023. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-2584.2022.60730. Retrieved from: https://rchdt.uchile.cl/index.php/RCHDT/article/view/60730.
CGI.br. Comitê gestor da internet no Brasil. Pesquisa TIC domicílios 2020. Resumo executivo. (n.d.). Retrieved from: https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2020/.
GONZALEZ, Teresa; RUBIA, María de los Ángeles de la; HINCZ, Kyle; COMAS-LOPEZ, Marta; SUBIRATS, Laia; FORT, Santi; GÓMEZ-MOÑIVAS, Sacha. Influence of COVID-19 confinement on students’ performance in higher education. PLOS ONE, v. 15, n. 10, p. e0239490, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239490. Retrieved from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0239490.
GONZÁLEZ, Steven Manuel Cruz; MATOS, Carlos Eduardo Rodrigues; ANDRADE, Ludmila Mourão Xavier Gomes; LOPES, Anália Rosário. Monitoria Acadêmica com Aplicação de Ferramentas Digitais na Educação Remota: Relato de Experiência. Revista Pleiade, v. 16, n. 36, 21-26, 2022. Retrieved from: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/773/858.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2022. Retrieved from: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.
IBM SPSS Statistics, version 26, for Windows (64-bit). IBM-SPSS, Chicago, IL, USA.
IGLESIAS-PRADAS, Santiago; HERNÁNDEZ-GARCÍA, Ángel; CHAPARRO-PELÁEZ, Julián; PRIETO, José Luis. Emergency Remote Teaching and Students’ Academic Performance in Higher Education during the COVID-19 Pandemic: A Case Study. Computers in Human Behavior, v. 119, 2021. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713. Retrieved from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0747563221000352.
LARSARI, Ahid Norouzi; WILDOVÁ, Radka; DHULI, Raju; CHENARI, Hossein; REYES-CHUA, Ethel; GALAS, Elbert M.; SARIO, Jay A.; LANUZA, Maryann H. Digitalizing Teaching and Learning in Light of Sustainability in Times of the Post-Covid-19 Period: Challenges, Issues, and Opportunities. In: MOTAHHIR, S.; Bossoufi, B. (ed.), Digital Technologies and Applications. ICDTA 2023. Lecture Notes in Networks and Systems, v. 668. Springer, Cham, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-29857-8_37. Retrieved from: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-29857-8_37.
LARSON, David; SUNG, Chung-Hsien. Comparing student performance: online versus blended versus face-to-face. Online Learning, v. 13, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v13i1.1675. Retrieved from: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1675.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047. Retrieved from: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047.
MARQUES, Alenilson Santos; MARQUES, Jamille Santos. O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da COVID-19. ScientiaGeneralis, v. 2, n. 1, p. 65-76, 2021. Retrieved from: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/149.
MARQUES, Thaís Inês Uchôa; XIMENES, Vitória de Souza; ROCHA, DafnyHaidos Borges da; PATRÍCIO, José Victor; HERMONT, Leonardo Maquiné. Dificuldades e superações do programa de monitoria acadêmica durante a pandemia. Revista Multidisciplinar de Educação E Meio Ambiente, v. 2, n. 2, p. 10, 2021. https://doi.org/10.51189/rema/855. Retrieved from: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/855.
MARTINEZ, Flavia Wegrzyn Magrinelli; SILVA, Analígia Miranda da; COSTA, Ana Caroline Oliveira. Precariedades e incertezas: trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19. Linhas Críticas, v. 27, e39036, 2021. DOI: 10.26512/lc27202139036. Retrieved from: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39036.
MIGUEL, Carla; CASTRO, Luísa; SANTOS, José Paulo Marques dos; SERRÃO, Carla; DUARTE, Ivone. Impact of COVID-19 on Medicine Lecturers’ Mental Health and Emergency Remote Teaching Challenges. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 13, 6792, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18136792. Retrieved from: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/13/6792.
MISHRA, Lokanath; GUPTA, Tushar; SHREE, Abha. Online Teaching-Learning in Higher Education during Lockdown Period of COVID-19 Pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, n. 1, 100012, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100012. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666374020300121?via%3Dihub.
MOUSTAKAS, Louis; ROBRADE, Denise. The Challenges and Realities of E-Learning during COVID-19: The Case of University Sport and Physical Education. Challenges, v. 13, n. 1, 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/challe13010009. Retrieved from: https://www.mdpi.com/2078-1547/13/1/9.
OLIVEIRA, Ana Beatriz. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 279-287, 2020. Retrieved from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23770.
OLIVEIRA, Julia; NUNES, Wilson; MELO, Cecília Magnabosco; FRANÇA, Cristiana Marinho de Jesus; BARBOSA, Dayse Vieira Santos; RODRIGUES, Fábio Fernandes; FONTOURA, Humberto de Sousa; MACEDO, Juliane; SILVA, Rúbia Mariano da; VILAR, Welton Dias Barbosa. Revisão integrativa de literatura: monitoria acadêmica medicina COVID 19. Anais Do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 3, n. 2, 126-129, 2021. Retrieved from: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6998.
OriginPro, version 2019b for Windows (64-bit). OriginLab Corporation, Northampton, MA, USA.
PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, 2020. DOI: 10.46550/978-65-991146-9-4.
QUEIROZ-NETO, José Pinheiro de; ANDRADE, Alexandra Nascimento de; SOUZA, Clisivânia Duarte de; CHAGAS, Emanuelle Lorena Teixeira. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 33, p. e08463, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463. Retrieved from: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8463.
ROSE, Suzanne. Medical Student Education in the Time of COVID-19. JAMA, v. 323, n. 21, p. 2131-2132, 2020. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.5227. Retrieved from: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2764138.
SILVA, Carla Marins; TORIYAMA, Aurea Tamami Minagawa; CLARO, Heloísa Garcia; BORGHI, Camila Amaral; CASTRO, Thaís Rojas; SALVADOR, Pedro Ivo Camacho Alves. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, e20200248, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248. Retrieved from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/yHrLzPVB7ZwpDN3QH3FnQkG/?lang=en.
SILVA, Mariana Paiva Damasceno; MELO, Marlene Catarina De Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n4p202-230. Retrieved from: https://www.scielo.br/j/ram/a/NBrjWSWJKnnbgfDjTTxbMth/?lang=pt.
SRIVASTAVA, Supraja; JACOB, Jenny; CHARLES, Aby; DANIEL, Priyanka; MATHEW, John; SHANTHI, Pauline; DEVAMANI, Kiran; MAHASAMPATH, Gowri; RABI, Suganthy. Emergency remote learning in anatomy during the COVID-19 pandemic: A study evaluating academic factors contributing to anxiety among first year medical students. Medical Journal Armed Forces India, v. 77, S90-S98, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mjafi.2020.12.012. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0377123720302720?via%3Dihub.
TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos Em Educação e Diversidade – REED, v. 2, n. 4, p. 1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151. Retrieved from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151.
TORDA, Adrienne; VELAN, Gary; PERKOVIC, Vlado. The impact of the COVID ‐19 pandemic on medical education. Medical Journal of Australia, 2020. DOI: https://doi.org/10.5694/mja2.50705. Retrieved from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.5694/mja2.50705.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hugo Valério Corrêa de Oliveira, Ridel Campos Carvalho, Noemi Figueiredo do Nascimento, Márcia Rúbia Silva Melo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).