O ensino remoto para acadêmicos da saúde na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41509Palavras-chave:
educação em saúde, COVID-19, ensino superiorResumo
Durante a pandemia de COVID-19, ocorreu uma mudança global para a educação remota. Este estudo investigou o impacto do ensino remoto em estudantes da área de saúde em uma universidade pública no Amazonas, Brasil. Os participantes foram alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, submetidos à aprendizagem totalmente remota. A coleta de dados foi realizada de forma online, seguida de análises estatísticas. No total, 175 estudantes participaram, representando 17,6% de Enfermagem, 20,6% de Medicina e 19,7% de Odontologia. A maioria dos participantes foi do sexo feminino (68,0%) e ingressou por meio do sistema de admissão da capital (65,1%). Considerando o impacto negativo da pandemia, 46,3% dos estudantes relataram sentir-se frequentemente prejudicados pelo ensino totalmente remoto. Segundo a percepção dos estudantes, a maioria dos professores não estava adequadamente preparada para o ensino à distância e as estratégias educacionais ativas mostraram-se ineficazes; a falta de motivação dos próprios estudantes também foi relatada. No entanto, a monitoria acadêmica recebeu avaliações positivas. Nesse cenário, 48,0% dos alunos relataram um impacto negativo no desempenho acadêmico, sendo a preocupação com a transmissão do vírus e as infecções familiares fatores significativos. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas para compreender a verdadeira natureza dos resultados da aprendizagem remota e orientar práticas educacionais futuras. É crucial preparar adequadamente os professores para o ensino à distância e desenvolver estratégias eficazes que promovam a motivação dos estudantes e melhorem seu desempenho acadêmico em situações de crise, como a pandemia de COVID-19.
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