O ensino remoto para acadêmicos da saúde na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41509Palavras-chave:
educação em saúde, COVID-19, ensino superiorResumo
Durante a pandemia de COVID-19, ocorreu uma mudança global para a educação remota. Este estudo investigou o impacto do ensino remoto em estudantes da área de saúde em uma universidade pública no Amazonas, Brasil. Os participantes foram alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, submetidos à aprendizagem totalmente remota. A coleta de dados foi realizada de forma online, seguida de análises estatísticas. No total, 175 estudantes participaram, representando 17,6% de Enfermagem, 20,6% de Medicina e 19,7% de Odontologia. A maioria dos participantes foi do sexo feminino (68,0%) e ingressou por meio do sistema de admissão da capital (65,1%). Considerando o impacto negativo da pandemia, 46,3% dos estudantes relataram sentir-se frequentemente prejudicados pelo ensino totalmente remoto. Segundo a percepção dos estudantes, a maioria dos professores não estava adequadamente preparada para o ensino à distância e as estratégias educacionais ativas mostraram-se ineficazes; a falta de motivação dos próprios estudantes também foi relatada. No entanto, a monitoria acadêmica recebeu avaliações positivas. Nesse cenário, 48,0% dos alunos relataram um impacto negativo no desempenho acadêmico, sendo a preocupação com a transmissão do vírus e as infecções familiares fatores significativos. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais pesquisas para compreender a verdadeira natureza dos resultados da aprendizagem remota e orientar práticas educacionais futuras. É crucial preparar adequadamente os professores para o ensino à distância e desenvolver estratégias eficazes que promovam a motivação dos estudantes e melhorem seu desempenho acadêmico em situações de crise, como a pandemia de COVID-19.
Referências
ARJA, Sateesh; FATTEH, Samir; NANDENNAGARI, Sailaja; PEMMA, Sai Sarath Kumar; PONNUSAMY, Kumar; ARJA, Sireesha. Is Emergency Remote (Online) Teaching in the First Two Years of Medical School During the COVID-19 Pandemic Serving the Purpose? Advances in Medical Education and Practice, v. 13, 199-211, 2022. https://doi.org/10.2147/amep.s352599. Retrieved from: https://www.dovepress.com/is-emergency-remote-online-teaching-in-the-first-two-years-of-medical--peer-reviewed-fulltext-article-AMEP.
AYRES, Manuel; AYRES JR., Manuel; AYRES, Daniel Lima; SANTOS, Alex de Assis Santos dos. BioEstat 5.3: aplicações estatísticas nas áreas das Ciências Biomédicas. Belém, Pará-Brasil: Sociedade Civil Mamirauá, 2007. Retrieved April 19, 2019, from: https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas.
BARBOSA, Renata de Faria; PAULA, Yara Aparecida de; SANTOS, Thais Cavalheri dos. Ensino remoto emergencial. Revista Docência Do Ensino Superior, v. 12, p. 1-22, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36896. Retrieved from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36896.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Retrieved from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal; FULY, Patrícia dos Santos Claro; SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos; MENEZES, Harlon França de. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e275973979-e275973979, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3979. Retrieved from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/397.
CAVALCANTE, André Mendes; MARQUEZINI, Maria Valéria; MENDES, Luciano; MORENO, Carlos Sallé. 5G for Remote Areas: Challenges, Opportunities and Business Modeling for Brazil. IEEE Access, v. 9, 10829-10843, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3050742. Retrieved from: https://ieeexplore.ieee.org/document/9319126.
DANIEL, Sir John. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, p. 91-96, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09464-3.
DOSEA, Giselle Santana; ROSÁRIO, Renan Wesley Santos do; SILVA, Elisangela Andrade; FIRMINO, Larissa Reis; OLIVEIRA, Ana Maria dos Santos. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148. Retrieved from: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074.
EUN SHIM, Tae; YI LEE, Song. College students’ experience of emergency remote teaching due to COVID-19. Children and Youth Services Review, v. 119, 105578, 2020. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105578. Retrieved from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0190740920320016.
FRANCIS, Michelle Kathryn; WORMINGTON, Stephanie Virgine; HULLEMAN, Chris. The costs of online learning: examining differences in motivation and academic outcomes in online and face-to-face community college developmental mathematics courses. Frontiers in Psychology, v. 10, 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02054. Retrieved from: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.02054/full.
GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; GARRIDO, Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 127-141, 2020. DOI: 10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141. Retrieved from: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8640.
GAUR, Uma; MAJUMDER, Anwarul Azim; SA, Bidyadhar; SARKAR, Sankalan; WILLIAMS, Arlene; SINGH, Keerti. Challenges and Opportunities of Preclinical Medical Education: COVID-19 Crisis and Beyond. SN Comprehensive Clinical Medicine, v. 2, n. 11, p. 1992-1997, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s42399-020-00528-1. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/s42399-020-00528-1.
GABARDO, Emerson; FIRKOWSKI, Olga Lúcia C. de Freitas; VIANA, Ana Cristina Aguilar. The digital divide in Brazil and the accessibility as a fundamental right. Revista Chilena De Derecho Y Tecnología, Providencia Región Metropolitana, v. 11, n. 2, p. 1-26, 2023. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-2584.2022.60730. Retrieved from: https://rchdt.uchile.cl/index.php/RCHDT/article/view/60730.
CGI.br. Comitê gestor da internet no Brasil. Pesquisa TIC domicílios 2020. Resumo executivo. (n.d.). Retrieved from: https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2020/.
GONZALEZ, Teresa; RUBIA, María de los Ángeles de la; HINCZ, Kyle; COMAS-LOPEZ, Marta; SUBIRATS, Laia; FORT, Santi; GÓMEZ-MOÑIVAS, Sacha. Influence of COVID-19 confinement on students’ performance in higher education. PLOS ONE, v. 15, n. 10, p. e0239490, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239490. Retrieved from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0239490.
GONZÁLEZ, Steven Manuel Cruz; MATOS, Carlos Eduardo Rodrigues; ANDRADE, Ludmila Mourão Xavier Gomes; LOPES, Anália Rosário. Monitoria Acadêmica com Aplicação de Ferramentas Digitais na Educação Remota: Relato de Experiência. Revista Pleiade, v. 16, n. 36, 21-26, 2022. Retrieved from: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/773/858.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2022. Retrieved from: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.
IBM SPSS Statistics, version 26, for Windows (64-bit). IBM-SPSS, Chicago, IL, USA.
IGLESIAS-PRADAS, Santiago; HERNÁNDEZ-GARCÍA, Ángel; CHAPARRO-PELÁEZ, Julián; PRIETO, José Luis. Emergency Remote Teaching and Students’ Academic Performance in Higher Education during the COVID-19 Pandemic: A Case Study. Computers in Human Behavior, v. 119, 2021. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713. Retrieved from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0747563221000352.
LARSARI, Ahid Norouzi; WILDOVÁ, Radka; DHULI, Raju; CHENARI, Hossein; REYES-CHUA, Ethel; GALAS, Elbert M.; SARIO, Jay A.; LANUZA, Maryann H. Digitalizing Teaching and Learning in Light of Sustainability in Times of the Post-Covid-19 Period: Challenges, Issues, and Opportunities. In: MOTAHHIR, S.; Bossoufi, B. (ed.), Digital Technologies and Applications. ICDTA 2023. Lecture Notes in Networks and Systems, v. 668. Springer, Cham, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-29857-8_37. Retrieved from: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-29857-8_37.
LARSON, David; SUNG, Chung-Hsien. Comparing student performance: online versus blended versus face-to-face. Online Learning, v. 13, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v13i1.1675. Retrieved from: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1675.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047. Retrieved from: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047.
MARQUES, Alenilson Santos; MARQUES, Jamille Santos. O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da COVID-19. ScientiaGeneralis, v. 2, n. 1, p. 65-76, 2021. Retrieved from: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/149.
MARQUES, Thaís Inês Uchôa; XIMENES, Vitória de Souza; ROCHA, DafnyHaidos Borges da; PATRÍCIO, José Victor; HERMONT, Leonardo Maquiné. Dificuldades e superações do programa de monitoria acadêmica durante a pandemia. Revista Multidisciplinar de Educação E Meio Ambiente, v. 2, n. 2, p. 10, 2021. https://doi.org/10.51189/rema/855. Retrieved from: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/855.
MARTINEZ, Flavia Wegrzyn Magrinelli; SILVA, Analígia Miranda da; COSTA, Ana Caroline Oliveira. Precariedades e incertezas: trabalho docente do professor iniciante em tempos de covid-19. Linhas Críticas, v. 27, e39036, 2021. DOI: 10.26512/lc27202139036. Retrieved from: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39036.
MIGUEL, Carla; CASTRO, Luísa; SANTOS, José Paulo Marques dos; SERRÃO, Carla; DUARTE, Ivone. Impact of COVID-19 on Medicine Lecturers’ Mental Health and Emergency Remote Teaching Challenges. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 13, 6792, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18136792. Retrieved from: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/13/6792.
MISHRA, Lokanath; GUPTA, Tushar; SHREE, Abha. Online Teaching-Learning in Higher Education during Lockdown Period of COVID-19 Pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, n. 1, 100012, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100012. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666374020300121?via%3Dihub.
MOUSTAKAS, Louis; ROBRADE, Denise. The Challenges and Realities of E-Learning during COVID-19: The Case of University Sport and Physical Education. Challenges, v. 13, n. 1, 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/challe13010009. Retrieved from: https://www.mdpi.com/2078-1547/13/1/9.
OLIVEIRA, Ana Beatriz. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 279-287, 2020. Retrieved from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23770.
OLIVEIRA, Julia; NUNES, Wilson; MELO, Cecília Magnabosco; FRANÇA, Cristiana Marinho de Jesus; BARBOSA, Dayse Vieira Santos; RODRIGUES, Fábio Fernandes; FONTOURA, Humberto de Sousa; MACEDO, Juliane; SILVA, Rúbia Mariano da; VILAR, Welton Dias Barbosa. Revisão integrativa de literatura: monitoria acadêmica medicina COVID 19. Anais Do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 3, n. 2, 126-129, 2021. Retrieved from: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6998.
OriginPro, version 2019b for Windows (64-bit). OriginLab Corporation, Northampton, MA, USA.
PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, 2020. DOI: 10.46550/978-65-991146-9-4.
QUEIROZ-NETO, José Pinheiro de; ANDRADE, Alexandra Nascimento de; SOUZA, Clisivânia Duarte de; CHAGAS, Emanuelle Lorena Teixeira. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 33, p. e08463, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463. Retrieved from: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8463.
ROSE, Suzanne. Medical Student Education in the Time of COVID-19. JAMA, v. 323, n. 21, p. 2131-2132, 2020. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.5227. Retrieved from: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2764138.
SILVA, Carla Marins; TORIYAMA, Aurea Tamami Minagawa; CLARO, Heloísa Garcia; BORGHI, Camila Amaral; CASTRO, Thaís Rojas; SALVADOR, Pedro Ivo Camacho Alves. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, e20200248, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248. Retrieved from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/yHrLzPVB7ZwpDN3QH3FnQkG/?lang=en.
SILVA, Mariana Paiva Damasceno; MELO, Marlene Catarina De Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n4p202-230. Retrieved from: https://www.scielo.br/j/ram/a/NBrjWSWJKnnbgfDjTTxbMth/?lang=pt.
SRIVASTAVA, Supraja; JACOB, Jenny; CHARLES, Aby; DANIEL, Priyanka; MATHEW, John; SHANTHI, Pauline; DEVAMANI, Kiran; MAHASAMPATH, Gowri; RABI, Suganthy. Emergency remote learning in anatomy during the COVID-19 pandemic: A study evaluating academic factors contributing to anxiety among first year medical students. Medical Journal Armed Forces India, v. 77, S90-S98, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mjafi.2020.12.012. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0377123720302720?via%3Dihub.
TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos Em Educação e Diversidade – REED, v. 2, n. 4, p. 1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151. Retrieved from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151.
TORDA, Adrienne; VELAN, Gary; PERKOVIC, Vlado. The impact of the COVID ‐19 pandemic on medical education. Medical Journal of Australia, 2020. DOI: https://doi.org/10.5694/mja2.50705. Retrieved from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.5694/mja2.50705.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hugo Valério Corrêa de Oliveira, Ridel Campos Carvalho, Noemi Figueiredo do Nascimento, Márcia Rúbia Silva Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).