Ações afirmativas na UFMG

entrevista com Nilma Lino Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41616

Palavras-chave:

UFMG, ações afirmativas, Nilma Lino Gomes

Resumo

2022 é um ano repleto de datas importantes para a Universidade Federal de Minas Gerais e para as políticas de ações afirmativas no Brasil. Neste ano, a UFMG, fundada em 1927, completa 95 anos. O Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG, fundado em 2002, completa 20 anos e a Lei nº 12.711, popularmente conhecida como Lei de Cotas e promulgada em 2012, completa 10 anos. Tanto para a UFMG quanto para o Programa Ações Afirmativas e para a Lei de Cotas, foi fundamental a atuação de Nilma Lino Gomes, professora da UFMG e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no governo de Dilma Roussef. Nesta entrevista, a professora Nilma nos revela como seu trabalho na Faculdade de Educação e sua atuação, sempre coletiva, à frente do Programa Ações Afirmativas estabeleceram as bases para as transformações observadas na Universidade nos anos seguintes.

Downloads

Biografia do Autor

  • Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pedagoga e mestra em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora titular da Faculdade de Educação e emérita da UFMG, integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPQ). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013); integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) (2010-2014); foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014); Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

  • Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema ações afirmativas, heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

  • Natália Silva Colen, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Especialista em Políticas Públicas pela UFMG. É Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

  • Silvia Regina de Jesus Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da FaE/UFMG, onde integra a Comissão de Ações Afirmativas. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, também pela FaE/UFMG. É professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Atuou como professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola, do projeto Afirmando Direitos.

icone

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de; COLEN, Natália Silva; COSTA, Silvia Regina de Jesus. Ações afirmativas na UFMG: entrevista com Nilma Lino Gomes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–23, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.41616. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41616. Acesso em: 29 mar. 2025.