Acciones afirmativas en la UFMG

entrevista a Nilma Lino Gomes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41616

Palabras clave:

UFMG, acciones afirmativas, Nilma Lino Gomes

Resumen

2022 es un año lleno de fechas importantes para la Universidad Federal de Minas Gerais y para las políticas de acciones afirmativas en Brasil. Este año, la UFMG, fundada en 1927, cumple 95 años. El Programa de Enseñanza, Investigación y Extensión Acciones Afirmativas en la UFMG, fundado en 2002, cumple 20 años y la Ley nº 12.711, popularmente conocida como Ley de Cuotas y promulgada en 2012, cumple 10 años. Tanto para la UFMG como para el Programa de Acciones Afirmativas y para la Ley de Cuotas, fue fundamental la actuación de Nilma Lino Gomes, profesora de la UFMG y exministra de las Mujeres, de la Igualdad Racial y de los Derechos Humanos, en el gobierno de Dilma Roussef. En esta entrevista, la profesora Nilma revela como su trabajo en la Facultad de Educación y su desempeño, siempre colectivo, al frente de Acciones Afirmativas sentaron las bases para las transformaciones observadas en la Universidad en los años siguientes.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pedagoga e mestra em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora titular da Faculdade de Educação e emérita da UFMG, integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPQ). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013); integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) (2010-2014); foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014); Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

  • Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema ações afirmativas, heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

  • Natália Silva Colen, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Especialista em Políticas Públicas pela UFMG. É Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

  • Silvia Regina de Jesus Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da FaE/UFMG, onde integra a Comissão de Ações Afirmativas. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, também pela FaE/UFMG. É professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Atuou como professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola, do projeto Afirmando Direitos.

icone

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Entrevistas

Cómo citar

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de; COLEN, Natália Silva; COSTA, Silvia Regina de Jesus. Acciones afirmativas en la UFMG: entrevista a Nilma Lino Gomes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–23, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.41616. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41616. Acesso em: 21 jun. 2025.